APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Coronavírus controlado em Portugal no início de maio

Coronavírus controlado em Portugal no início de maio

23 Mar, 2020

Previsões de controlo do vírus


O Governo estima que o pico do coronavírus em Portugal ocorra a meio de abril. Mas só em final de maio deverá estar controlado, de acordo com um estudo de cientistas americanos e chineses.

Vamos por partes. Segundo a Ministra da Saúde, “de acordo com a evolução do número de casos Covid-19 em Portugal e com as estimativas epidemiológicos estima-se que a data prevista para a ocorrência do pico da curva se situe algures perto de 14 de abril".

Marta Temido defende que se regista um "abrandamento da inclinação da curva", e que se efetivará uma nova abordagem ao doente Covid-19, que passa por "reforçar a possibilidade" de mais doentes serem seguidos nem casa.  Atualmente, há já um conjunto de doentes tratados em casa, sendo o objetivo chegar aos 80% dos infetados, disse, por sua vez, a diretora-geral da saúde, Graça Freiras.

Já uma equipa de cientistas na China e EUA quiseram “ultrapassar as limitações dos modelos epidemiológicos” e usaram num método que recorre a inteligência artificial para projectar a evolução da covid-19 no mundo. Analisando os dados provenientes de Portugal, estes especialistas internacionais apontam, de acordo com o jornal Público, que controlo do surto possa ser uma realidade já a 5 de maio

Outro dado importante, prende-se com o controlo do vírus. “Após a intervenção activa (isolamento), o número total final previsto de casos, no mundo seria reduzido de três milhões 929 mil 641 casos para 211 mil, ou seja, 94,6% de potenciais casos seriam eliminados e o tempo de duração foi reduzido de 215 dias para 157 dias, com a data final a mudar de 22 de Agosto para 25 de Junho”, escrevem no mesmo artigo.

Partilhar:

Últimas Notícias