APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Couro fundamental na luta contra o desmatamento

Couro fundamental na luta contra o desmatamento

2 Mai, 2023

Matéria-prima é fundamental na luta contra o desmatamento


Matéria-prima reciclada. Tecnicamente irrepreensível. Duradoura. À prova de água. São vários os aspetos que tornam o calçado em couro um dos mais apreciados à escala internacional. Mas há outros espectros igualmente relevantes, que devem ser levados em consideração: o Couro é fundamental na luta contra o desmatamento.

A organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF) estudou a rastreabilidade ao longo da cadeia de valor do couro, ao mesmo tempo sinalizou o papel fundamental que o couro pode desempenhar na luta contra o desmatamento. “O couro é um importante subproduto da pecuária com uma história rica. A sua durabilidade e posição como bem de luxo tornam-no um material desejável em várias indústrias. O aumento global do consumo de carne bovina significa que as peles continuarão a existir no mercado e, se não forem usadas, muitas vezes têm como destino o lixo, criando metano, que tem como destino os aterros sanitários”, resumiu o WWF no relatório 'O papel do Couro na Luta Contra o Desmatamento'.

De acordo com o documento, o couro - que é inteiramente um subproduto da indústria alimentar - é uma das formas mais antigas de reciclagem, mas, ainda assim, tem sido “visto negativamente pelos impactos ambientais e questões de bem-estar animal da produção de gado”.

Assim, a organização ambientalista procurou olhar de forma contextualizada sobre os reais benefícios desta matéria-prima, dado o potencial inexplorado da indústria de curtumes para influenciar práticas sustentáveis. Segundo a World Wildlife Fund, “a ação mais relevante que as empresas com uma pegada de couro podem tomar é comprometerem-se com a produção DCF (desmatamento e conversão livre)”, apoiada pela Science Based Targets Initiative Forestry, Land, and Agriculture (SBTi FLAG).

A organização ambientalista defende que as empresas que trabalham com couro devem promover uma estreita colaboração com as indústrias de carne bovina e de laticínios, trabalhando até mesmo com matadouros e com as cadeias de abastecimento, promovendo assim a rastreabilidade em toda a cadeia de valor do couro.

O uso de processos alternativos de curtimenta para reduzir e eliminar o uso de produtos químicos perigosos para o meio ambiente, o estabelecimento de programas de reciclagem e o desenvolvimento de esforços para aumentar a conscientização do consumidor sobre o potencial de sustentabilidade do couro também podem permitir que a indústria “aprofunde ainda mais a sustentabilidade duradoura do couro e garanta que seu impacto ambiental seja mínimo”, conclui o WWF.


Partilhar:

Últimas Notícias