APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Criado fundo de 1300 milhões para recapitalizar empresas mais afetadas pela pandemia

Criado fundo de 1300 milhões para recapitalizar empresas mais afetadas pela pandemia

9 Jul, 2021

Aprovado Fundo de Capitalização e Resiliência


O Conselho de Ministros aprovou ontem a criação de um Fundo de Capitalização e Resiliência com a dotação de 1300 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. O objetivo é apoiar as empresas mais afetadas pela crise.

“Portugal solicitou à União Europeia uma verba de início, de 1300 milhões de euros, para assegurar a recapitalização de empresas mais afetadas pela pandemia, e a capitalização de outras empresas que possam ter possibilidade de crescimento, desenvolvimento ou consolidação”, anunciou Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

Pedro Siza Vieira afirmou que “este Decreto-lei estabelece o regime a que ficará sujeita a disponibilização destas verbas, e corresponde a uma das metas do Plano de Recuperação e Resiliência”.

Apoio às micro e pequenas empresas
O Governo anunciou também a criação de uma linha de crédito a micro e pequenas empresas, que ao que tudo indica estará operacional dentro de cerca de 15 dias.

Esta linha de crédito, “replica a que está em vigor para as empresas do setor do turismo”, operacionalizada pelo Turismo de Portugal, e que corresponde a uma norma prevista na lei do Orçamento do Estado para 2021. Segundo avançou Pedro Siza Vieira esta linha será gerida pelo IAPMEI e permitirá a concessão de créditos com um período de carência de 18 meses.

Moratórias bancárias

O Governo estabeleceu também o enquadramento legislativo para o final das moratórias bancárias aprovadas em 2020 e que terminam no final de setembro de 2021. O diploma “permite ao fundo de contragarantia mútua oferecer garantias públicas para a dívida em moratória de empresas que operem nos setores mais afetados pela pandemia, para os casos em que as empresas e os seus financiadores queiram assegurar a reestruturação ou refinanciamento da dívida, com maior carência de capital no reembolso e extensão do prazo de amortização da dívida”, disse Siza Vieira.

Esta medida permite ao Governo concluir a negociação com a Comissão Europeia sobre este assunto e, proximamente, anunciar em pormenor os seus detalhes.


Partilhar:

Últimas Notícias