Maluma e Willy Chavarria pisaram a passadeira vermelha mais famosa da moda com calçado made in Portugal
O calçado português subiu esta noite ao palco da MET Gala, um dos eventos de moda mais importantes do mundo. Na famosa gala anual, que tem como grande objetivo a angariação de fundos para o Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque, o músico Maluma e o designer Willy Chavarria optaram pelas propostas portuguesas, da marca Carlos Santos.
O Metropolitan Museum of Art, conhecido como The Met, é um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo. Localizado na 5ª Avenida em Nova Iorque, é a casa de mais de dois milhões de obras que abrangem cinco milénios de história, desde artefactos egípcios a mestres europeus, passando por moda, fotografia e escultura.
Depois da presença do calçado português na cerimónia dos Óscares e em séries televisivas internacionais, a presença na MET gala é um sinal do prestígio que o setor nacional tem vindo a conquistar. “Temos procurado mostrar aos clientes norte-americanos que Portugal é um parceiro de negócios válido, versátil, que alia o saber fazer a um design contemporâneo”, afirma Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS. “Estamos no mercado americano para ficar!”
Num momento de grande agitação, a APICCAPS continua a reforçar as suas atividades além-fronteiras. Projetos como a realização de uma conferência em junho com a Vogue Americana, a participação em certames profissionais, realização de missões de compradores, parceria com escolas de moda, presença na semana de Moda de Nova Iorque ou patrocínio a figuras públicas são algumas das iniciativas previstas para a segunda metade do ano.
De acordo com o World Footwear Yearbook, os EUA são o maior mercado mundial de calçado. Anualmente, importam mais de 1980 milhões de pares de calçado, em valores próximos dos 26 mil milhões de dólares. A China é tradicionalmente o maior fornecedor do mercado, com uma quota próxima dos 60% (o equivalente a 1200 milhões de pares), seguida de Vietname (quota de 23% referente a 461 milhões de pares) e Indonésia (quota de 6% alusivos a 129 milhões de pares em 2023).
Para Portugal, os EUA são um mercado estratégico, perfilando-se atualmente como o 6º mercado de destino das suas exportações. Na última década, as vendas portuguesas de calçado para os “states” duplicaram, atingindo valores próximos dos 100 milhões de euros no final de 2024. “Ainda que já exportemos mais de 90% da produção para 170 países, consideramos o mercado norte-americano estratégico e a grande aposta da indústria portuguesa de calçado para a próxima década”, sublinhou o porta-voz da APICCAPS, Paulo Gonçalves.