APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Criadores portugueses dão cartas além-fronteiras

Criadores portugueses dão cartas além-fronteiras

23 Jun, 2021

Arrancaram as Semanas de Moda internacionais


Começaram, por estes dias, as Semanas de Moda Internacionais. Ainda com formatos híbridos, as apresentações dividem-se entre vídeo e desfiles físicos. 

Em Londres, a Béhen estreou-se pela primeira vez com “Amor com amor se paga”. A estreia da Designer da ModaLisboa levou bordados tradicionais, técnicas ancestrais e o carinho do enxoval à Semana de Moda que prima por apoiar, incentivar e enaltecer Designers emergentes.

 “AMOR COM AMOR SE PAGA começa com a trágica história de Rodrigo e Leonor, que vão contra a contenda dos pais apenas para encontrar o fim das suas vidas, mas não o fim do seu amor. Passos de D. Leonor é uma lenda que ainda perdura nas ondas de Peniche, captado agora em vídeo pelo jovem realizador Miguel Cassiano, com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, Capitania de Peniche e Agência Portuguesa do Ambiente. O Resort 2022 da BÉHEN é o capítulo final de três coleções que exploraram o conceito de amor, casamento e o que significa ser mulher”.

Vídeo e imagens aqui

A paragem seguinte da moda portuguesa aconteceu em Milão, numa organização do Portugal Fashion. David Catalán deu o pontapé de saídade. Para a estação SS22, David Catalán apresentou “Madre”, um tributo emocional e pessoal à sua mãe. A coleção mantém o icónico visual à base de ganga, mas nesta estação acrescenta uma série de camisas com gravatas pequenas, inspiradas na sua mãe a trabalhar em carpintaria, fazendo e desenhando cadeiras de palha, bem como novos capuzes em homenagem à classe trabalhadora das zonas rurais onde esteve ao longo da sua vida.

Logo de seguida, foi a vez de “Cores do dia”, a nova coleção de Miguel Vieira para a estação primavera-verão 2022. Uma coleção que parte da ideia de uma agenda preenchida que faz compor o dia de cenários vários, cada um com cores e peças próprias. Nas palavras do designer, o dia revela postais fotográficos ímpares como uma corrida de manhã junto ao rio, com calças largas e t-shirt descontraída, onde desfrutamos do oxigénio das árvores e as plantas, assim como do cenário colorido dos pássaros. No local de trabalho, padrões que misturam cores como o verde-mar, a beringela e orquídea, criam um equilíbrio perfeito entre elas. No final do dia, entre amigos, acrescenta-se um lenço em tons de framboesa e azul lua, e conseguimos dar um ar renovado ao look.

A coleção que faz o contraste entre a silhueta esguia e geométrica e a silhueta clássica, de linhas puras e estilizadas e alfaiataria estruturada, cobre-se das várias cores que compõem os cenários dos nossos dias, como framboesa, azul luar, mar aquático, beringela, rosa orquídea, e trufa branco. Seda, 100% lã, lã super 110 e algodão mercerizado são alguns dos tecidos que dão forma às peças. Já os detalhes fazem-se com estampados de temas botânicos e forro personalizado.

Alexandra Moura, David Catalán, Ernest W. Baker, Marques’Almeida e Miguel Vieira participam em evento especial de conclusão do 25º aniversário do Portugal Fashion.

Mais informações aqui

Partilhar:

Últimas Notícias