APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Cursos profissionais com mais saída do que licenciaturas

Cursos profissionais com mais saída do que licenciaturas

11 Set, 2020

Estudo da OCDE concluiu que ensino profissional tem maior taxa de empregabilidade


Os cursos profissionais têm mais saída do que as licenciaturas. A conclusao é de um estúdio da OCDE que justifica o alto grau de empregabilidade com forte ligação ao mercado de trabalho. Pelo contrário, a via tradicional de ensino e graus académicos demonstram piores resultados de empregabilidade.  

O estudo Education at a Glance 2020 , promovido pela OCDE, concluiu que a taxa de empregabilidade entre os 25 e 34 anos que optaram por um curso profissional era mais elevado do que dos jovens adultos que frequentam o ensino regular ou que concluíram uma licenciatura. 

No caso específico de Portugal, o estudo concluiu que o país segue o padrão da OCDE, uma vez que 88% das pessoas entre os 25 e os 34 anos com curso profissional ou técnico superior profissional estavam a trabalhar.

Para a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) estes dados demonstram a importância deste ensino na resposta às necessidades de mercado: “históricamente as esciolas profissionais sempre estiveram muito ligadas às necessidades do tecido económico e social, porque os alunos tem competências ao nível do saber-fazer”, diz a ANESPO ao JN. 
No entanto, a associação acredita que os alunos são, tradicionalmente, orientados para o ensino cientifico, motivo pelo qual a percentagem de alunos no ensino profissional “apenas se fixa nos 40%”. 


Partilhar:

Últimas Notícias