APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

De quantos traços se faz o talento?

De quantos traços se faz o talento?

1 Jul, 2024

Exposição "António, sem título" patente até 27 de abril de 2025 no Museu do Calçado


“Definir talento será sempre uma tarefa árdua, exigente e talvez até inglória, mesmo para quem vive das e para as palavras. É possível identificar o talento? Existe uma fórmula? Um peso ou uma medida numérica que nos permita identificar quem tem ou não tem talento? Na verdade, talento e criatividade são conceitos latos, variam de pessoa para pessoa, de interpretação para interpretação, tornando muitas vezes difícil um consenso final sobre um produto, um tema, um artista, uma peça, um desenho… e até isso faz parte da magia da interpretação. Mas ao talento - essa capacidade de criar o sublime - juntam-se outros ingredientes mágicos, como o trabalho e a dedicação que em muitos casos são o segredo para o sucesso. O trabalho e a dedicação são a base para a consistência de um talento”.

Começa assim o texto de homenagem da Portuguese Soul a António Soares, no âmbito da sua primeira exposição “António, sem título”. Em exibição no Museu do Calçado, em S. João da Madeira, esta mostra permite uma imersão no universo do ilustrador do Porto, onde tudo é talento.

Desde o número um da revista Portuguese Soul, um projeto editorial da APICCAPS, que o António Soares faz parte da equipa. Traça a sua capa desde que o projeto foi pensado e nunca deixou de o fazer. Desde sapatos icónicos, a acessórios, a criações de designers nacionais, as suas propostas, minuciosamente desenhadas, têm sempre como objetivo espelhar o que de melhor de faz em Portugal. E nada melhor do que o calçado e a moda portuguesa para encabeçar este sonho. Se falarmos em números concretos, está neste projeto há 14 anos e colaborou em precisamente 26 edições. Muitas dessas ilustrações ganharam literalmente vida própria e ilustraram objetos de prestígio que chegaram aos quatro cantos do mundo.

Mas a história de António já atravessa fronteiras. O ilustrador já trabalhou com diversas revistas de moda, marcas de luxo e designers. As suas ilustrações foram publicadas em revistas como The New Yorker, Marie Claire, Vogue e Elle, e também já colaborou com marcas como Dior e Louis Vuitton.

A exposição "António, sem título" reúne mais de duas dezenas de ilustrações que criou a partir de calçado de designers nacionais e internacionais. As suas ilustrações, que têm sido apresentadas pela grande imprensa internacional estão finalmente reunidas numa exposição de autor.
Esta exposição estará patente até 27 de abril de 2025.

Partilhar:

Últimas Notícias