A vida pode ser medida pela quantidade de pessoas que tocamos, pelo caminho que desbravamos, pelas portas que abrimos, pela marca que deixamos em quem nos rodeia? Diremos que sim. Na hora de nos despedirmos de uma vida física, como se recorda quem parte? A dimensão da memória será sempre a única que nos resta, quando não temos a capacidade de explicar a finitude: a nossa e a de quem nos rodeia.
A história da indústria de calçado escreve-se diariamente a várias mãos, com protagonistas e centenas de atores. Como em qualquer história, há líderes e seguidores. E Domingos Neto foi um líder.
Teve uma vida integralmente dedicada ao setor de calçado e notabilizou-se por uma forte participação associativa. Foi durante mais de três décadas, diretor da APICCAPS.
Na Presidência do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, cargo que desempenhou durante 24 anos, foi, primeiro, o garante de estabilidade e, depois, um agente dinamizador de uma das infraestruturas tecnológicas mais prestigiadas do país.
Na Presidência do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, cargo que desempenhou durante 24 anos, foi, primeiro, o garante de estabilidade e, depois, um agente dinamizador de uma das infraestruturas tecnológicas mais prestigiadas do país.
Domingos Ferreira Neto foi uma figura maior na história da indústria portuguesa de calçado. Fundador da empresa sanjoanense Netos – Fabrica de Calçado Lda, que conta já com 67 anos de existência, foi pioneiro na abordagem aos mercados internacionais.
O seu contributo para o setor foi reconhecido pela Presidência da República que o distinguiu – pelas mãos de Cavaco Silva -, em 2014, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial, Classe de Mérito Industrial.
Em S. João da Madeira foi uma figura incontornável na defesa pelos interesses da cidade e dos seus habitantes.
Em 2018, numa cerimónia presidida pelo então primeiro-ministro António Costa, a APICCAPS homenageou o empresário, destacando o seu percurso de 30 anos de dedicação à APICCAPS e de 24 anos enquanto presidente do CTCP.
“Sentimos todos que perdemos um amigo e um companheiro: generoso, leal, solidário, de carácter e com uma capacidade entrega a causas e aos amigos que são raras de encontrar”, considera Manuel Carlos Silva. Para o chairman da AICCAPS, importa destacar, ainda, o seu percurso transformador na indústria de calçado. “Devemos-lhe muito”.
Obrigado, Domingos Neto. A indústria de calçado estar-lhe-á eternamente agradecida. Só é possível construir uma história de sucesso quando encontramos empresários com esta visão.