APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Levantar restrições demasiado cedo pode ser pior

Levantar restrições demasiado cedo pode ser pior

7 Abr, 2020

Organização Mundial de Saúde deixa alertas


Organização Mundial de Saúde (OMS) deixou alertas importantes aos países que lutam contra a nova pandemia. Em conferência de imprensa, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu para as consequências que podem advir de um alívio demasiado precoce das medidas restritivas.  “A pandemia é muito mais do que uma crise de saúde pública. Devemos estar consciente das profundas consequências sociais e económicas da pandemia motivadas pelas fortes restrições à mobilidade e atividade industrial dos países”.

 Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou que “se os países se apressarem para levantar as restrições demasiado rápido, o vírus pode ressurgir e o impacto económico pode ser ainda mais grave e mais prolongado”.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde deixou também um apelo a todos os países para que “removam as barreiras financeiras aos cuidados de saúde. Se as pessoas adiarem ou renunciarem aos cuidados de saúde porque não os podem pagar, não só vão prejudicar-se a si próprias como vão tornar a pandemia mais difícil de controlar e colocar a sociedade em risco”.
A organização quer que os países reforcem os sistemas de saúde, paguem os salários dos profissionais de saúde e financiem a aquisição de equipamentos de saúde.

“Pedimos a todos os países que assegurem que as medidas de saúde pública são completamente financiadas, incluindo a procura de casos, os testes, o rastreio dos contactos, a recolha de informação e as campanhas de comunicação e informação”.

Partilhar:

Últimas Notícias