Calçado de couro: um produto de excelência
Em termos práticos, a Associação procurará, por um lado, “desmistificar algumas ideias preconcebidas” e por outro, “escalpelizar os argumentos competitivos que tornam o calçado em couro um produto de excelência”. “O Couro é indiscutivelmente a melhor matéria-prima disponível no mercado”, assegura Luís Onofre, Presidente da APICCAPS.
Desde logo, e ao contrário do que se poderia prever, o consumo de carne está a aumentar e a bater recordes. A nível mundial o consumo cresceu 5.2% de 2016 a 2020. Já em 2021 deve ter aumentado 1%, registando um novo máximo histórico. O destaque recai na China, com um crescimento acumulado de 41,0% desde 2016.
Depois, a indústria de calçado promove, desde a sua génese, a economia circular. Com efeito, o couro usado na indústria de calçado é, na sua esmagadora maioria, de origem bovina. Na sua essência, a indústria de calçado reaproveita uma matéria-prima nobre desperdiçada pela indústria aumentar.
A durabilidade é outro elemento-chave na indústria. Ainda que os estudos internacionais sugiram que o período médio de vida de um par de calçado ronde um ano, no caso do calçado em couro o período de vida melhora consideravelmente e desenvolve, mesmo, uma nova aparência que agregue valor ao produto.
Para a APICCAPS, todos os materiais têm um caminho a percorrer nos próximos anos no que diz respeito à melhoria e integração dos seus níveis de sustentabilidade. O couro não é exceção – incluindo métodos de preparação de peles e o seu processo de curtimento.
Foram, no âmbito deste estudo, identificadas cinco boas-práticas que devem ser replicadas. Esse é um dos objetivos do projeto BioShoes4all, que a APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado estão a desenvolver.
Rastreabilidade (o Consumidor deve ter acesso a todos os dados para uma tomada de decisão informada), criação de gado (pode ser gerida de forma sustentável e regenerativa, privilegiando-se a criação em vastas pastagens, de modo a promover a biodiversidade e uma melhor fertilização dos solos), curtimenta (reduzindo ou eliminando a o curtimento à base de crómio), comportamento do consumidor (sensibilizando-os para o facto do calçado em couro melhorar o valor à medida que envelhecem, podendo passar de uma geração para outra) e transparência (uma forma de demonstrar a sustentabilidade do couro passa por assegurar transparência ao longo da cadeia de valor e analisar os impactos junto aos fornecedores do negócio e suas práticas) são áreas críticas a ser aprofundadas.
Para a APICCAPS, a sustentabilidade vai muito além das melhorias ambientais do produto para abranger a organização como um todo (cumprimento das regras internacionais, responsabilidade social, entre outros).