APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Desemprego jovem subiu quatro vezes mais do que a média

Desemprego jovem subiu quatro vezes mais do que a média

5 Jul, 2021

Taxa de desemprego entre os jovens até aos 24 anos foi de 22,3%


A taxa de desemprego jovem cresceu quatro vezes mais do que a média nacional no primeiro ano da pandemia. Entre o primeiro trimestre de 2020 e de 2021, o crescimento da taxa de desemprego entre os jovens até aos 24 anos foi de 22,3% e entre os jovens até 34 anos foi de 24,7%. A média nacional fixou-se nos 5,9%.

De acordo com a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, Portugal tem menos 100 mil jovens empregados desde o início da pandemia e o número de inativos no país superou os 260 mil.

A precariedade laboral antes da pandemia é apontada como uma das principais razões do aumento do desemprego jovem e o Governo garante estar a preparar reforços no apoio à contratação.

Segundo avança o mesmo periódico, em 2020, Portugal era já o quarto País com maior percentagem de jovens com contratos de trabalho temporários — 43,7%. Isto fez com que, durante a pandemia, a taxa de desemprego aumentasse bastante uma vez que muitos viram os contratos não serem renovados. De acordo com Maria Manuel Vieira, coordenadora do Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, "a acentuada precarização das condições sociais e laborais dos jovens é um fenómeno estruturante da condição juvenil atual e que tem vindo a dificultar o acesso a outras fases da vida", diz o jornal diário.

Partilhar:

Últimas Notícias