APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Dia de eleições na APICCAPS

Dia de eleições na APICCAPS

20 Jul, 2020

Decorrem hoje as eleições para o próximo triénio


Será hoje eleita a nova direção da APICCAPS. Luís Onofre será reeleito Presidente para um novo mandato de três anos. A lista candidata, única, é composta por 26 empresários de todos os setores de atividade representados pela associação.

Nos cargos de Vice-Presidente da Direção, Joaquim Moreira da Silva da empresa J Moreira, Paulo Sérgio Medeiros Ribeiro da Atlanta - Componentes Para Calçado e Ana Maria Guerra Magalhães Vasconcelos da empresa Vasconcelos & Cª., Lda.




Como Secretário, Domingos José de Pinho Ferreira da empresa Camilo Martins Ferreira & Filhos, Lda. A tesouraria ficará a cargo de João Reinaldo da Cunha Teixeira da Carité Calçado, Lda. Nos cargos de vogais, Albano Miguel Antunes Fernandes da AMF, Lda, Américo Augusto Santos da Tecmacal - Equipamentos Industriais, David Manuel Oliveira Braga da Eurodavil, Jorge Ramiro Magalhães Fernandes da Savana – Calçados, José Alberto Leite da Silva da Tatuaggi - Indústria de Calçado, Manuel Adriano da Silva da empresa Armando Silva, Lda, Maria João Leal Rodrigues Limada Jóia - Calçado, Orlando Jorge Almeida Soares da empresa Malas Peixoto Soares, Paulo José de Sousa Martins Celita - Comércio e Indústria, Pedro Jorge Morais Pereira Coelho da João Batista Pereira Coelho & Filhos e Vitorino da Silva Coelho da empresa Vitorino da Silva Coelho.



Por outro lado, a Assembleia Geral será composta por José Ferreira Pinto da empresa Procalçado como Presidente. Como 1º Secretário, Carlos Alberto Rodrigues dos Santos da Zarco - Fábrica de Calçado e como 2º Secretário Jose Avelino Taveira da Fonseca da Soprefa - Componentes Industriais. No cargo de suplente Guilherme da Silva Almeida da empresa Guilherme da Silva Almeida & Filhos, S.A e Tiago Manuel da Costa Henriques da Lusocal - Artigos para Calçado, Lda



O Conselho Fiscal será presidido por Pedro Miguel Marques de Castro da empresa Nova Aurora - Fábrica de Calçado. Como vogais, José Augusto da Costa Rodrigues Neto da Netos - Fábrica de Calçado, e Luís Manuel Fialho do Couto da Trofal - Fábrica de Calçado, Lda. Como suplente, Dulce Clara Cruz Cardoso Bacelo da empresa José Fernandes Cardoso S.A.



“Estas eleições ocorrem precisamente num momento excecional das nossas vidas. Ainda que esteja por apurar, com rigor, o impacto da pandemia na economia mundial e nas nossas empresas, sabemos de antemão que teremos um grande desafio pela frente”, sublinhou Luís Onofre. Para o reeleito Presidente da APICCAPS, “numa altura em que o tema da reindustrialização voltou à agenda europeia, importa que Portugal crie condições para se afirmar, em definitivo, como líder no desenvolvimento de soluções integradas para o cluster do calçado””.



Constituída por mais de 1 762 empresas, responsáveis por 44 161 postos de trabalho (dados do Ministério do Trabalho), a fileira do calçado e artigos de pele exporta mais de 90% da sua produção, o equivalente 2.044 milhões de euros no final de 2019.



Na última década, as exportações da fileira do calçado e artigos de pele aumentaram 55%. Os cenários atuais são menos otimistas, uma vez que se estima que o consumo mundial de calçado possa cair 22,5% este ano (dados do World Footwear).




Com forte aglomeração geográfica, a produção de calçado e artigos de pele distribui-se maioritariamente por dois polos centrados nos concelhos de Felgueiras e Guimarães, por um lado, e Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, por outro. Em conjunto, estes cinco concelhos representam mais de três quartos do emprego setorial. Um emprego que também na última década registou sinais muito positivos, com a criação de 6.648 postos de trabalho (crescimento superior a 20%). Mais a sul, na zona da Benedita, encontra-se outro polo do setor que, ainda que apresente menor expressão quantitativa, continua a ser muito relevante.





Partilhar:

Últimas Notícias