APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Dia de eleições nos EUA

Dia de eleições nos EUA

3 Nov, 2020

Trump vs Biden. Quem será o próximo presidente dos EUA?


Trump vs Biden. A noite de todas as decisões pode não terminar (assim) tão cedo. Até ao momento já votaram, antecipadamente, mais de 80 milhões de americanos.

As sondagens dão uma vitória confortável a Joe Biden, com 10 pontos de vantagem no voto popular nacional. No entanto, na análise dos resultados dos Estados essenciais para um vitória, as diferenças nas intenções de voto são muito pequenas.

O elevado número de votos antecipados (presenciais e por correspondência) poderá atrasar a contagem dos votos, uma vez que o Supremo Tribunal permitiu a aceitação de boletins até sexta-feira, em alguns Estados. Além disso, Donald Trump lançou suspeitas de fraude eleitoral na contagem destes votos e, por isso, as autoridades eleitorais antecipam a possibilidade de litígios legais sobre os resultados, que podem atrasar o anúncio do vencedor das eleições.

O vencedor oficial apenas poderá ser conhecido dentro de alguns dias ou semanas. Se tudo correr bem, porque as complicações podem não ficar por aqui. Se o Supremo Tribunal tiver de se pronunciar sobre as possibilidade de recontagem dos votos em alguns estados, o processo poderá transitar para o Congresso, onde o número de Grandes Eleitores (uma figura abstrata que representa o peso de cada Estado no resultado final) pode ser disputado pelos membros da câmara de representantes, até haver um resultado final.

Num caso (ainda mais) extremo, será a líder da câmara de representantes - Nancy Pelosi – a assumir o cargo de Presidente interina, no dia 20 de janeiro, até que se processem todas as decisões.


Partilhar:

Últimas Notícias