APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Diário de um confinamento: Pedro Sampaio

Diário de um confinamento: Pedro Sampaio

18 Jan, 2021

Pedro Sampaio, Mazoni


Tem saudades de tudo o que tinha por garantido: pessoas, família e viagens. Pedro Sampaio, a segunda geração da empresa de calçado Mazoni, faz uma avaliação positiva às medidas do Governo, mas acredita que faltou investimento a fundo perdido. Durante a pandemia, tentou reinventar-se com coleções express para chegar mais rapidamente aos clientes.

No ano que findou, as empresas foram testadas ao limite. Que soluções encontrou para minimizar os efeitos da pandemia?
Para além das soluções que o nosso Governo foi criando para apoio das empresas (layoff simplificado, linhas de crédito covid, etc) tentamos criar pequenas coleções “express” com o intuito de termos uma reação mais rápida por parte de alguns clientes e realizações de pequenas produções à medida das necessidades destes mesmos clientes.
 
Que avaliação faz às medidas apresentadas pelo Governo?
Na sua globalidade faço uma avaliação positiva às medidas apresentadas pelo Governo. No entanto gostaria que tivéssemos tido algum apoio a fundo perdido injetado nas empresas e na economia.
 
Que expectativas tem para o ano de 2021?
Penso que será um ano dividido em 2 fases. Teremos um início de 2021 bastante difícil, vários países europeus estão em confinamento geral desde Dezembro e prolongarão esta medida possivelmente até meados de Fevereiro. Isto não nos favorece tanto no recebimento de encomendas de verão como também condiciona os resultados das vendas da coleção de inverno que em muitas marcas se realiza em Janeiro/Fevereiro. Vai no mínimo atrasar todo este processo atrasando consequentemente o envio de encomendas para as fábricas.
Mas, tenho a expectativa de que com a vacinação em curso possamos começar a ver resultados a partir de Maio e possamos começar a trabalhar com mais normalidade o resto do ano.
 
O que tem a indústria portuguesa para oferecer aos seus clientes?
A indústria portuguesa tem flexibilidade, capacidade de resposta, capacidade de efetuar pequenas séries (encomendas teste) e tem um posicionamento geográfico muito privilegiado. Várias empresas (solas, peles, têxteis, etc) têm desenvolvido produtos muito inovadores do ponto de vista da sustentabilidade e espero que no pós pandemia as marcas possam apostar em produtos mais sustentáveis e com mais valor acrescentado. 
 
Este ano, o nosso país começa a beneficiar de um pacote extraordinário de medidas de apoio, a famosa «bazuca europeia». Que expectativas tem relativamente a esse pacote de medidas?
Como respondi em cima, esperava do Governo algum apoio a fundo perdido nas empresas e na economia, espero que agora com este pacote de medidas isto possa ser uma realidade e que as empresas tenham mais soluções que apenas o endividamento.
 
Se do ponto de vista do negócio, o ano de 2020 foi particularmente difícil, o que mudou na sua vida pessoal nestes últimos meses?
Mudou o ficar mais tempo em casa, passar mais tempo em família (núcleo familiar) e reavaliar algumas prioridades que tinha antes da pandemia.
 
Saudade foi a palavra eleita pelos portugueses para resumir o ano der 2020. De que sente mais saudades?
Sinto saudades de poder estar com amigos, família mais distante, do convívio social.. Tenho saudades de viajar em Portugal ou para outro país, basicamente liberdade de fazer tudo aquilo que fazíamos antes da pandemia e que tínhamos como garantido.
 
 
 

Partilhar:

Últimas Notícias