Entrevista a Paulo Ribeiro, da Atlanta
“A sustentabilidade para a Atlanta não é só uma gama de produtos. É intrínseca; é uma forma de estar no negócio e tentamos ser mais sustentáveis sempre”.
Falamos com Paulo Ribeiro, responsável da Atlanta, para conhecer, em pormenor, os planos para o futuro da empresa.
A sustentabilidade não é um assunto novo na Atlanta. É possível ter uma ideia da quantidade de solas produzidas com incorporação de material reciclado?
A Atlanta desde muito cedo que atribui uma enorme importância à sustentabilidade, nos seus diversos quadrantes, seja a sustentabilidade social, económica e ambiental/ energética.
Ora, focando-nos um bocadinho mais na sustentabilidade ambiental: é um compromisso que assumimos já há alguns anos e que está patente ao longo do ciclo de vida dos nossos produtos/ das nossas solas, desde a preferência por produtos reciclados e de baixo impacto ambiental, especialmente matérias-primas, até ao esforço com a eficiência energética em toda a fábrica. Adotamos as melhores técnicas de fabrico, definindo atividades para reduzir as emissões de CO2, poeiras, compostos orgânicos voláteis e resíduos.
Procedemos à reciclagem total dos resíduos das nossa solas, nomeadamente de TR, TPU e Borracha para que os possamos reintroduzir no ciclo produtivo como matéria-prima, transformando-os em produtos de valor acrescentado. E falamos aqui não de moagem de resíduos e reintrodução no processo produtivo, mas de reciclagem, propriamente dita, no sentido dos resíduos serem sujeitos a processos físicos e mecânicos, com vista a obter um material com excelentes propriedades físico-mecânicas e de qualidade.
Atualmente, cerca de 35% das nossas solas têm incorporação (total ou parcial) de material reciclado. A sustentabilidade para a Atlanta não é só uma gama de produtos. É intrínseca, é uma forma de estar no negócio e tentamos ser mais sustentáveis sempre.
Note-se que um dos nossos objetivos é a diminuição (na medida do possível) dos resíduos por via da engenharia de produto e otimização da produção e, nesta medida, só aumentar os resíduos por via do aumento da produção. Ou seja, o objetivo não é reciclar mais (porque já o fazemos a 100%), mas reduzir o desperdício. Refira-se que também há soluções várias de produtos sustentáveis (não só reciclados) no mercado às quais também recorremos, sempre que possível.
O futuro passará por este tipo de produtos? Quais são as preocupações dos clientes?
Sem dúvida que o futuro passará por produtos cada vez mais sustentáveis em todas as suas vertentes. E os produtos são mais sustentáveis não só quando são feitos com matérias-primas sustentáveis, mas também quando são feitos por processos mais sustentáveis, com menos recursos e/ou mais eficientes, menos energia e energia mais “limpa”, etc.
Futuramente, continuaremos a procurar desenvolver novos produtos mais sustentáveis ambientalmente, quer seja através do desenvolvimento de novas matérias-primas, quer seja através do desenvolvimento de processos mais eficientes ambientalmente. Há uma, cada vez maior, preferência global por produtos mais sustentáveis e claro que os nossos clientes não estão alheios a isto.
Que novos produtos têm vindo a desenvolver?
A Atlanta tem em curso vários projetos (internos e externos) de investigação e desenvolvimento de produtos ou processos.
Atualmente temos em curso vários Projetos de Investigação e Desenvolvimento na área da sustentabilidade, nomeadamente o Famest e o GreenShoe4All, desenvolvidos conjuntamente com o CTCP (Centro Tecnológico do Calçado) e entidades do Sistema Científico Nacional como a Universidade do Minho e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), entre outras. Estes projetos visam a obtenção de novas matérias-primas mais ecológicas, sustentáveis através da reciclagem e aproveitamento de resíduos.
Salientamos o desenvolvimento de uma matéria-prima – SBR (Borracha) de Origem Vegetal, cerca de 84% vegetal. Esta matéria-prima está já validada para venda e encontra-se atualmente em fase de certificação laboratorial.
A Atlanta desde muito cedo que atribui uma enorme importância à sustentabilidade, nos seus diversos quadrantes, seja a sustentabilidade social, económica e ambiental/ energética.
Ora, focando-nos um bocadinho mais na sustentabilidade ambiental: é um compromisso que assumimos já há alguns anos e que está patente ao longo do ciclo de vida dos nossos produtos/ das nossas solas, desde a preferência por produtos reciclados e de baixo impacto ambiental, especialmente matérias-primas, até ao esforço com a eficiência energética em toda a fábrica. Adotamos as melhores técnicas de fabrico, definindo atividades para reduzir as emissões de CO2, poeiras, compostos orgânicos voláteis e resíduos.
Procedemos à reciclagem total dos resíduos das nossa solas, nomeadamente de TR, TPU e Borracha para que os possamos reintroduzir no ciclo produtivo como matéria-prima, transformando-os em produtos de valor acrescentado. E falamos aqui não de moagem de resíduos e reintrodução no processo produtivo, mas de reciclagem, propriamente dita, no sentido dos resíduos serem sujeitos a processos físicos e mecânicos, com vista a obter um material com excelentes propriedades físico-mecânicas e de qualidade.
Atualmente, cerca de 35% das nossas solas têm incorporação (total ou parcial) de material reciclado. A sustentabilidade para a Atlanta não é só uma gama de produtos. É intrínseca, é uma forma de estar no negócio e tentamos ser mais sustentáveis sempre.
Note-se que um dos nossos objetivos é a diminuição (na medida do possível) dos resíduos por via da engenharia de produto e otimização da produção e, nesta medida, só aumentar os resíduos por via do aumento da produção. Ou seja, o objetivo não é reciclar mais (porque já o fazemos a 100%), mas reduzir o desperdício. Refira-se que também há soluções várias de produtos sustentáveis (não só reciclados) no mercado às quais também recorremos, sempre que possível.
O futuro passará por este tipo de produtos? Quais são as preocupações dos clientes?
Sem dúvida que o futuro passará por produtos cada vez mais sustentáveis em todas as suas vertentes. E os produtos são mais sustentáveis não só quando são feitos com matérias-primas sustentáveis, mas também quando são feitos por processos mais sustentáveis, com menos recursos e/ou mais eficientes, menos energia e energia mais “limpa”, etc.
Futuramente, continuaremos a procurar desenvolver novos produtos mais sustentáveis ambientalmente, quer seja através do desenvolvimento de novas matérias-primas, quer seja através do desenvolvimento de processos mais eficientes ambientalmente. Há uma, cada vez maior, preferência global por produtos mais sustentáveis e claro que os nossos clientes não estão alheios a isto.
Que novos produtos têm vindo a desenvolver?
A Atlanta tem em curso vários projetos (internos e externos) de investigação e desenvolvimento de produtos ou processos.
Atualmente temos em curso vários Projetos de Investigação e Desenvolvimento na área da sustentabilidade, nomeadamente o Famest e o GreenShoe4All, desenvolvidos conjuntamente com o CTCP (Centro Tecnológico do Calçado) e entidades do Sistema Científico Nacional como a Universidade do Minho e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), entre outras. Estes projetos visam a obtenção de novas matérias-primas mais ecológicas, sustentáveis através da reciclagem e aproveitamento de resíduos.
Salientamos o desenvolvimento de uma matéria-prima – SBR (Borracha) de Origem Vegetal, cerca de 84% vegetal. Esta matéria-prima está já validada para venda e encontra-se atualmente em fase de certificação laboratorial.
Nesta área da sustentabilidade temos vindo a produzir solas com materiais reciclados internamente, total ou parcialmente, TR, TPU e Borrachas Recicladas, como falamos, solas com introdução de resíduos da nossa indústria e de outras, solas com materiais de base biológica.
Anunciaram recentemente a aquisição de um novo espaço para a instalação de paneis fotovoltaicos. Como surgiu este projeto? Quais são as metas?
Temos como objetivo ser uma empresa Carbono Zero, o que implica produzir mais energia do que a que consumimos. Para o efeito, instalamos já uma Unidade de produção para auto-consumo, de energia solar renovável em solo de 500KW com otimização de produção máxima, cerca de três vezes mais no inverno e 24% no verão face à mesma instalação em cobertura. Estamos a falar de uma redução de mais de 360 toneladas de CO2/ano, ou seja, falamos da captação de CO2 equivalente a 2.238 árvores/ ano.
Anunciaram recentemente a aquisição de um novo espaço para a instalação de paneis fotovoltaicos. Como surgiu este projeto? Quais são as metas?
Temos como objetivo ser uma empresa Carbono Zero, o que implica produzir mais energia do que a que consumimos. Para o efeito, instalamos já uma Unidade de produção para auto-consumo, de energia solar renovável em solo de 500KW com otimização de produção máxima, cerca de três vezes mais no inverno e 24% no verão face à mesma instalação em cobertura. Estamos a falar de uma redução de mais de 360 toneladas de CO2/ano, ou seja, falamos da captação de CO2 equivalente a 2.238 árvores/ ano.
Futuramente, prevemos o aumento da capacidade de produção de energia instalada para 1500KW, temos já as infraestruturas para o efeito, e a instalação de unidades para o armazenamento da energia excedente, assim que viável. Será mais um contributo para uma maior sustentabilidade e a diminuição da nossa pegada ecológica.