APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Dinheiro da bazuca pode começar a chegar em julho

Dinheiro da bazuca pode começar a chegar em julho

17 Jun, 2021

PRR recebeu luz verde de Bruxelas


"O sucesso de Portugal será o sucesso da UE”. As palavras são de Ursula von der Leyen. A presidente da Comissão Europeia anunciou ontem que as primeiras verbas do PRR começam a chegar a Portugal já em julho.

O Plano de Recuperação e Resiliência recebeu luz verde de Bruxelas, uma vez que representa “valores que pretendemos incutir no Next Generation EU”. Ursula von der Leyen destaca que o PRR português, que foi o primeiro a ser entregue à Comissão Europeia, representa uma “grande ambição” e uma “resposta excecional” à crise da COVID-19.

“O plano concebido vai impulsionar o crescimento liderado pelo povo português para o povo português”, afirmou. “Não há dúvidas de que vai mudar a economia portuguesa: irá abraçar a transformação verde e digital, irá reforçar as reformas e investimentos que fazem de Portugal um país mais forte, resiliente e preparado para o futuro”, referiu. “O sucesso português, será o sucesso da União Europeia”.

O Conselho Europeu tem agora quatro semanas para aprovar o Plano português, depois da aprovação pela Comissão Europeia. Mal isso esteja feito há condições para se começar a “disparar” a primeira tranche para Portugal a partir desse momento, ou seja, a partir de julho. Em causa estão 16,6 mil milhões de euros de financiamento total que deverão ser executados até 2026. Deste montante 2,7 mil milhões de euros são empréstimos, e o restantes subsídios a fundo perdido.

“O plano realmente corresponde ao critério de exigência estabelecido. É ambicioso. Tem uma visão a longo prazo e a vai ajudar a construir um futuro melhor para Portugal, para o povo português e para a União Europeia”. No entanto, “a aprovação do executivo comunitário é um marco importante para o arranque da recuperação económica”.





Partilhar:

Últimas Notícias