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DiVERGE promove projeto social de empreendedorismo

 DiVERGE promove projeto social de empreendedorismo

18 Jun, 2021

IMAGINE by DiVERGE


  1. Nove jovens do Bairro do Zambujal participaram num novo programa de combate à exclusão social através da capacitação e empoderamento de jovens de bairros carenciados. O projeto Imagine foi promovido pela marca de calçado DiVERGE, que tem como último objetivo dotar os jovens de competências para a empregabilidade e igualdade de oportunidades.

  1. “Trata-se de um projeto completamente inovador que além de capacitar os jovens desses bairros, permite que estes criem de raiz e lancem os seus próprios sneakers, como se fosse um pequeno negócio que os próprios irão gerir, desde a criação à sua promoção, recebendo na íntegra os lucros desses produtos”, diz a empresa em comunicado.

  2. Segundo os dados do Eurostat, 26,7% dos jovens entre os 16 e os 24 anos em Portugal está, atualmente, em risco de pobreza ou exclusão social, e sendo esta Geração Z tão ligada à cultura urbana, a DiVERGE decidiu avançar com este programa que pretende capacitar os jovens de bairros sociais em pequenos empreendedores criativos, utilizando como objeto os sneakers, peça de roupa mais desejada pela Geração Z.

  3. Segundo João Esteves, CEO e fundador da DiVERGE SNEAKERS, “O Imagine pretende dotar os jovens de bairros carenciados de ferramentas que lhes permitam ter igualdade de oportunidades, dando-lhes competências fundamentais para a empregabilidade, ao mesmo tempo que potencia a sua autoconfiança e auto-estima. Esta é a base de uma ideia que, além de ter impacto social, poderá gerar também impacto econômico de um micro negócio que pode ganhar muita escala junto dos nossos clientes”.

  4. Além do programa de educação que os apresenta a diversas disciplinas relacionadas com o empreendedorismo (do marketing à comunicação interpessoal), estes jovens tiveram  a oportunidade de contar a sua história ao mundo, com a criação dos seus sneakers à sua imagem, e que podem ser agora comprados no site da DiVERGE.

  5. O PROJETO
  6. O programa consiste numa formação de 25 horas de sessões de capacitação que abordam conceitos básicos de Comunicação Interpessoal, Marketing Estratégico, Publicidade, Vendas, Design, Fotografia, Redes Sociais e Gestão Financeira. De seguida, os participantes colocam em prática os seus conhecimentos, desenhando os seus sneakers, participando na campanha de lançamento da colecção, acompanhando os resultados e procurando maximizar as vendas. O projeto valoriza e capacita os participantes, tornando-os protagonistas de cada lançamento e os lucros brutos das vendas das suas criações revertem inteiramente a seu favor, sendo que a DiVERGE compromete-se a redireccionar 10% dos seus lucros para o crescimento do programa.

  7. O Imagine irá, assim, potenciar impacto social de várias formas, nomeadamente, através da autoconfiança, autoeficácia e autoestima de jovens que vivem em contextos sociais desfavorecidos e com menor acesso de oportunidades.

  8. A DiVERGE
  9. A DiVERGE chega atualmente a mais de 50 países de todos os continentes. A marca foi recentemente considerada uma das mais inovadoras startups portuguesas, depois de ter lançado, há dois anos, sneakers 100% personalizáveis e customizados à imagem de cada um, produzidos na íntegra em Portugal.  Desde então, a empresa tem tido uma forte aceitação internacional e foi, inclusive, selecionada para calçar Felicity Jones no mais recente filme de George Clooney para a Netflix.

  10. Todos os produtos são fabricados à mão em Portugal e utilizam apenas materiais premium no seu processo exclusivo de customização, desde as solas aos diferentes tipos de pele e têxteis.  A DiVERGE é ainda uma marca que utiliza maioritariamente materiais sustentáveis e com o mínimo desperdício, na medida em que os sneakers são produzidos apenas por encomenda - não há stocks - e à medida do cliente - o que diminui muito o risco de devoluções, reduzindo dessa forma o desperdício.



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