APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Eficiência Energética nas empresas

Eficiência Energética nas empresas

3 Mar, 2021

O quarto dia e a eficiência energética nas empresas


Conheça as conclusões do quarto dia de webinares da Semana da Responsabilidade Ambiental, uma iniciativa da APICCAPS e do CTCP.

O QUARTO DIA E A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Com a semana a encaminhar-se para o final, ao quarto dia mudou-se o foco dos materiais para as práticas empresariais, mais concretamente para a “Eficiência Energética nas Empresas”. Uma conversa que contou com a presença de Carlos Pimparel, da Direção Geral da Energia; Marcos Dias, da EDP; e Cristiano Lopes, da Jovan.
A convergência de ideias marcou o debate. E um tópico emergiu acima de todos os outros: a importância da auditoria. Ou seja, o facto de que, na procura por melhorar a eficiência energética, o ponto de partida deverá ser sempre uma auditoria. Como sintetizou, Carlos Pimparel, reforçando também a importância da escolha do auditor: “bom auditor, boa auditoria”.
Outro ponto de convergência foi a importância de ir além dos painéis fotovoltaicos. Marcos Dias apontou a título de exemplo, outras vertentes relevantes para a indústria do calçado, nas quais pode ser importante pensar, como: “o próprio edifício, a questão da iluminação, das climatizações, ou a questão do ar comprimido”. Uma questão abordada na primeira pessoa, por Cristiano Lopes, da Jovan, que detalhou o investimento da empresa na questão da eficiência energética, afiançando não só a poupança na fatura da energia, mas também o facto de que existe um mercado para o qual é fundamental ter “planos, medidas e planos de melhorias” nesta área.
Outro tópico fundamental foram os apoios. Carlos Pimparel aludiu aos vários apoios públicos, como o Fundo de Eficiência Energética e os Programas Operacionais Regionais, e referiu ainda a criação de um Superfundo para a transição energética, que funcionará como um agregador dos atuais fundos. O Diretor de Serviços de Sustentabilidade Energética, da Direção Geral de Energia, referiu ainda a importância das associações dos setores na orientação às empresas.
Por seu turno, Marcos Dias abordou os vários programas da EDP para empresas e referiu ainda o protocolo que a empresa estabeleceu com a APICCAPS, no ano anterior, cujo objetivo era “alocar recursos”, lançando depois “alguns projetos piloto para as empresas que mostrem interesse”. E, recordando que esta oportunidade se mantém ativa, deixou o convite às empresas do setor para que contactem a EDP ou a APICCAPS, caso tenham interesse em explorar as suas vantagens.  

Partilhar:

Últimas Notícias