APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Espanha: emprego no setor do calçado volta aos valores pré-pandemia

Espanha: emprego no setor do calçado volta aos valores pré-pandemia

3 Mai, 2022

Indústria espanhola recupera níveis de emprego


O emprego no setor do calçado espanhol atingiu os níveis anteriores à COVID-19. Pela primeira vez desde o início da pandemia, o número de trabalhadores ativos na indústria de calçado e couro superou os valores registados pré-pandemia, registando igualmente o terceiro trimestre de crescimento contínuo.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE) sobre o Inquérito à População Ativa (EPA), no primeiro trimestre deste ano estiveram ativos 54.400 trabalhadores nos setores do calçado e do couro, o que representa um crescimento de 14,3 % (mais 6.800 postos de trabalho) do que no último trimestre.

Em comparação com janeiro-março do ano de 2021, estes setores industriais ganharam 45,5% mais funcionários, cerca de 17.000 trabalhadores. Se compararmos este valor do emprego com o registado nos primeiros três meses de 2020, logo no início da pandemia, é agora 0,2 por cento superior, cerca de mais 100 trabalhadores.

Dos 54.400 trabalhadores empregados nestes setores no primeiro trimestre deste ano, mais de 60,3% (32.800 empregados) são homens, e 39,7% são mulheres (21.600 empregados). Estes dados indicam uma clara recuperação do emprego feminino nestes setores industriais nos últimos meses, embora ainda distante de uma distribuição igualitária do emprego.

Partilhar:

Últimas Notícias