APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Estado de Emergência chega ao fim

Estado de Emergência chega ao fim

28 Abr, 2021

Marcelo Rebelo de Sousa não renova Estado de Emergência


O Presidente da República anunciou ontem que não vai propor ao Parlamento a renovação do Estado de Emergência, que vigora até à próxima sexta-feira. "Nesta decisão pesou a estabilização e até a descida no número médio de mortes, de internados em enfermaria e em cuidados intensivos, assim como a redução do R, indicador de contágio, bem como a estabilização do número de infetados, ou seja, a incidência da pandemia. Pesou também o avanço em testes e, ainda mais importante, em vacinação, que saúdo e incentivo", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa numa comunicação ao país, a partir do Palácio de Belém.

Na decisão pesou, também, “o reconhecimento do consistente e disciplinado sacrifício de milhões de portugueses desde novembro e mais intensamente desde janeiro. E também como sinal de esperança mobilizadora para o muito que nos espera a todos, na vida e na saúde, na economia e na sociedade", acrescentou.

“Tudo visto e ponderado, decidi não renovar o estado de emergência”. No entanto, o Chefe de Estado garantiu que não hesitará em propor um novo Estado de Emergência, se a situação assim o exigir. "Se necessário for, não hesitarei em avançar com novo estado de emergência, se o presente passo não deparar ou não puder deparar com a resposta baseada na confiança essencial para todos nós".

"O passo por mim hoje dado é baseado na confiança, numa confiança que tem de ser observada por cada um de nós", afirmou. Dirigindo-se aos portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu "por este ano e dois meses de corajosa e, como disse, disciplinada resistência", mas observou que "cada abertura implica mais responsabilidade e que os tempos próximos serão ainda muito exigentes. Eu acredito na vossa sensatez e solidariedade, numa luta que é de todos, e nessa luta temos de poder contar com cada um de nós", reforçou.

O Presidente da República alertou para o facto de Portugal não estar "livre da COVID, nem livre de vírus" e que cada pessoa pode contribuir para que "a doença continue a transmitir-se" e que se enfrenta "o risco de novas variantes menos controláveis pela vacina, à medida que se multiplicam os contactos e as infeções".

O atual período de Estado de Emergência - o 15.º decretado pelo Presidente da República no atual contexto de pandemia de COVID-19 - teve início em 16 de abril e termina às 23:59 de sexta-feira, 30 de abril.

O que se segue?
O país deverá entrar, agora, em Estado de Calamidade, um degrau abaixo do Estado de Emergência.
A partir de 3 maio já é permitido:

    - Abertura de restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas ou 10, por mesa, em esplanadas) sem limite de horários
    - Abertura de todas as modalidades desportivas
    - Permitida a atividade física ao ar livre e ginásios
    - Permitidos grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação
    - Permitidos casamentos e batizados com 50% de lotação

Partilhar:

Últimas Notícias