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EUA: A grande oportunidade

EUA: A grande oportunidade

25 Nov, 2018

“Temos de diversificar mercados”. “Temos de encontrar alternativas ao saturado mercado europeu”. “Os EUA são o grande mercado”. “Os EUA são o nosso destino”. “Os EUA são a nossa grande oportunidade”. O desiderato é dos empresários portugueses. Chegou a hora da verdade.


O início da abordagem ao mercado americano já está distante no tempo e remonta aos anos noventa. Mas foi em 2018 que o calçado português iniciou a maior ofensiva promocional naquele que é o maior importador de calçado do mundo. Este ano, cerca de vinte empresas integraram várias iniciativas promocionais em Nova Iorque e Las Vegas. Novas ações começam, agora, a ser delineadas. Para começar, em fevereiro, Las Vegas espera uma nova «armada portuguesa» disposta a conquistar o exigente público norte-americano.

De acordo com Kevin Bosco, especialista que acolhe empresas portuguesas no mercado americano há mais de trinta anos, “o calçado português é conhecido internacionalmente pela sua qualidade”. Uma característica que importa ao maior mercado do mundo, mas que deve ser enriquecida “com características de conforto, de moda e de serviço”. “É possível colocar calçado português em Nova Iorque num espaço de 17 dias, esse é um factor competitivo muito interessante”. Amílcar Monteiro, da Fly London acrescenta: “é preciso ser persistente. Desde o início apostamos no mercado americano.Há oito ou dez aos, os resultados começaram a aparecer”.

Leslie Gallin considera que há uma grande oportunidade para as empresas portuguesas: “os retalhistas americanos estão à procura de novos produtos e novos operadores no mercado, capazes de criar parcerias duradoiras e boas oportunidades de negócio”. Para a presidente da UBM “há uma crescente procura por novas marcas, novos produtos e Portugal reúne todas as características para poder triunfar”. Adverte, porém, que a aposta no mercado deve ser consistente. “Nada acontece do dia para a noite. Como em qualquer negócio, é necessário um plano - pelo menos um plano de 3 anos - e muita dedicação”. A procura de “um representante ou agente local é a forma mais tradicional, mas também acarreta riscos. Importa fazer parte da indústria nos EUA, criar um relacionamento com os compradores ou com associações comércio. Importa fazer parte da família”. Adicionalmente, “marcar presença em eventos comerciais é a melhor maneira de construir uma marca no mercado americano”, sendo igualmente fundamental “criar uma boa história e apostar em imagens fortes e sugestivas”.



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