APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

EUA com instrumento de guerra para combater a pandemia

EUA com instrumento de guerra para combater a pandemia

30 Mar, 2020

Aprovado plano histórico de dois mil milhões de dólares


Os EUA já são o país como maior número de casos de COVID-19 no mundo. Número que poderá disparar nas próximas semanas. A própria Organização Mundial da Saúde alerta que os “states” podem, a curto prazo, ultrapassar a Europa e tornar-se o epicentro da pandemia.
 
No plano económico, foi aprovado um plano histórico de dois mil milhões de dólares (1 800 mil milhões de euros) de apoio às empresas e famílias norte-americanas. O objetivo passa por “aliviar uma economia que está a evoluir para uma recessão, ou pior, uma nação que enfrenta um custo pesado de uma infeção que já provocou mais de 30 mil mortes a nível mundial”.
 
O Secretário do Tesouro, Steven Mnuchinv não quis entrar em muitos detalhes, mas tudo indica que, neste pacote financeiro, estão previstos 250 mil milhões de dólares para  pagamentos diretos às pessoas e às famílias, 350 mil milhões de euros são para empréstimos orientados aos pequenos negócios, 250 mil milhões para assegurar verbas para os desempregados e 500 mil milhões para empréstimos às grandes empresas.
 
De acordo com a CNN, pessoas que tenham um rendimento anual de até 75 mil dólares brutos poderão beneficiar de um financiamento direto de 1200 dólares cada, os casais que ganham até 150 mil dólares receberão 2400 dólares e um adicional por cada filho. Estes pagamentos diretos  baixam à medida que o rendimento anual dos beneficiários aumenta.
 
O líder dos democratas Chuck Schumer referia-se a este o acordo como “o maior pacote de resgate da história americana”. Advertia, no entanto, que este “não é um momento de celebração, mas antes um momento de necessidade”. Já o responsável do Partido Republicano, Mitch McConnel, defendia-se a este plano como “um instrumento de guerra contra a pandemia do novo coronavírus”.


Partilhar:

Últimas Notícias