APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Exportações de calçado resistem depois de resultados históricos

Exportações de calçado resistem depois de resultados históricos

15 Mai, 2023

Setor exportou 20 milhões de pares no primeiro trimestre


Depois de um ano de 2022 atípico com um crescimento das exportações superior a 20%, atingindo mesmo um novo máximo histórico de 2.009 milhões de euros, o setor de calçado resistiu ao primeiro trimestre do ano. Em resultado, o setor exportou 20 milhões de pares, no valor de 526 milhões de euros. Relativamente ao ano anterior, assinala-se um recuo de 4,96% em quantidade, mas um aumento de 7,5% em valor. O preço médio do calçado português aumentou 13,1% para 26,09 euros o par.

“Como se previa, o ano de 2023 será particularmente exigente para o setor de calçado”, considera a APICCAPS, “fruto de um abrandamento económico comum à maioria dos principais mercados de destino do calçado português”. A título de exemplo, sublinha a Associação, na Alemanha, “mercado de referência para o calçado português, de acordo com a associação comercial alemã, uma em cada dez sapatarias encerrou no ano passado, originando um total de 1.500 encerramentos”. De acordo com a APICCAPS “há a expectativa de que 2023 possa ser um ano de consolidação do calçado português no exterior, mas para isso é essencial redobrar esforço, reforçar os investimentos em matéria de promoção externa e ir ao encontro de novas janelas de oportunidade”.

Em termos práticos, o calçado português continua a reforçar a sua posição nos principais mercados externos, em particular nos países extracomunitários (crescimento superior a 12% nos três primeiros meses). No espaço europeu destaca-se o desempenho na Alemanha (mais 8,5% para 115 milhões de euros), França (mais 6,2% para 111 milhões de Europa) e Países Baixos (mais 9,8% para 81 milhões de euros), enquanto fora do espaço comunitário, realce para o bom desempenho no Reino Unido (mais 14,5% para 32 milhões de euros), EUA (mais 10% para 25 milhões de euros) e Canadá (mais 7,4% para 6 milhões de euros).

Por produtos, continua a ser o segmento em couro o principal impulsionador do setor, respondendo por 86% das vendas no primeiro trimestre, com um crescimento de 9,8% face ao primeiro trimestre de 2022. A melhor performance registou-se no segmento “outro calçado em plástico”, com um acréscimo na ordem dos 20% para 26 milhões de euros.

De acordo com o Boletim de Conjuntura da APICCAPS, “apesar do abrandamento da conjuntura, a larga maioria das empresas continua a considerar o estado dos negócios suficiente ou bom”. Para o segundo trimestre do ano, nomeadamente ao nível da produção e da carteira de encomendas, “estabilidade foi a resposta mais frequente das empresas”. Mais de quatro em cada cinco empresas (80%) acreditam que, no segundo trimestre, o seu nível de emprego não irá sofrer alterações.

Partilhar:

Últimas Notícias