APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Exposição Calçado e Sustentabilidade no Museu do Calçado

Exposição Calçado e Sustentabilidade no Museu do Calçado

8 Nov, 2022

Inaugurou a exposição Calçado e Sustentabilidade no Museu do Calçado


“Em 2021, foram produzidos 22 mil milhões de calçado em todo o mundo, sendo a vida útil expectável de cada par e apenas um ano. Todavia, uma consciência ecológica e ambiental começa a instalar-se entre designers, industriais e consumidores”. Este foi o mote para a exposição “Tendência ou Futuro? Calçado e Sustentabilidade”, aberta ao público desde o passado dia 5 de novembro, data de aniversário do Museu do Calçado, em S. João da Madeira.

Numa exposição, que conta com o apoio institucional da APICCAPS e do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, são apresentados projetos, materiais, produtos e ações inovadoras em direção a um futuro mais sustentável para a produção de calçado

O Presidente da Câmara de S. João da Madeira recordou que, desde o primeiro dia, o Museu do Calçado já recebeu 53 mil visitantes, tendo realizado 14 exposições temporárias, 9 das quais de cariz internacional. “Não é um museu tradicional para expor objetos, é um museu que sai fora das suas portas”, realçou Jorge Sequeira, realçando que todos os materais usados na exposição são reutilizáveis.

Em representação da APICCAPS, Paulo Gonçalves, recordou que “a Ásia responde por 88% do calçado produzido à escala internacional”. “Não é sustentável”, sublinhou, razão pela qual “a indústria portuguesa tem em curso o mais investimento da sua história com o objetivo de se tornar uma referencia no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a fileira do calçado e  artigos de pele”.

Já Sara Paiva, Diretora do Museu, acredita que “Portugal pode ser pioneiro” neste domínio em particular, dando por isso cartas na cena competitiva internacional.

A exposição “Tendência ou Futuro? Calçado e Sustentabilidade” estará patente no Museu do Calçado até junho do próximo ano.

Partilhar:

Últimas Notícias