APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

EXPOSIÇÃO: Viver a sua Vida, Georges Dambier e a Moda

EXPOSIÇÃO: Viver a sua Vida, Georges Dambier e a Moda

2 Mai, 2022

De 6 de maio a 30 de outubro


De 6 de maio a 30 de outubro, a exposição Viver a sua Vida, Georges Dambier e a Moda, com curadoria de Anabela Becho em colaboração com os arquivos Georges Dambier Photos, é o retrato de uma sociedade em mudança no Museu Nacional do Traje, com a Associação ModaLisboa enquanto parceira de comunicação.

Para celebrar esta exploração da emancipação feminina pelo olhar do icónico fotógrafo, no dia 6 de maio realiza-se ainda um colóquio de entrada livre. Em diálogo com ambos os eventos organizados no âmbito da Temporada Portugal-França 2022, Anabela Becho — historiadora e investigadora de Moda — apresenta também a instalação Robe-fantôme (2022).

É no rescaldo da II Guerra Mundial, quando Paris procura incessantemente a leveza da liberdade, que Georges Dambier cria a sua indelével assinatura na fotografia de Moda. Nas décadas de 1950 e 1960, e com o apoio da Elle, foi um dos primeiros fotógrafos a tirar as modelos dos estúdios, abandonando as poses estáticas e as atitudes estereotipadas, e a empoderar as mulheres num registo de fotógrafo-turista, com reportagens pelas ruas, pelo quotidiano (passando, inclusive, por Portugal). As próprias mulheres que Georges Dambier imortalizava na urgência de luminosidade são a imagem de poder: nesta exposição de 39 fotografias, organizadas em seis núcleos temáticos, encontramos nomes como Anna Karina, Barbara Mullen, Bettina, Brigitte Bardot, Capucine, Dorian Leigh, Fiona Campbell-Walter, Gigi ou Suzy Parker. A exposição é de entrada livre mediante marcação.
 
O seu legado será explorado no dia 6 de maio, dia de abertura da exposição ao público, no colóquio Moda e fotografia de Moda através do olhar de Georges Dambier. Com entrada livre mediante inscrição, o colóquio conta com cinco painéis, com oradores como Guillaume Dambier (conservador de Georges Dambier Photos), Sylvie Roy (consultora de Arquivos e Património da Balmain), Julia Guillon (responsável pelo centro de recursos no Palais Galliera - Musée de la Mode de la Ville de Paris) e Pedro Augusto (Investigador no Museu Nacional de Etnologia), bem como a apresentação do Catálogo da exposição, moderada por Inês Maria Meneses.

O Museu Nacional do Traje será também a casa que revela Robe-fantôme, uma instalação sonora de Anabela Becho que parte de um vestido de Madame Grès e desafia o visitante a descobrir um objeto material de uma forma imaterial.
 
Mais informações

Partilhar:

Últimas Notícias