APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Feel Tek: Empreendedorismo e Empregabilidade

Feel Tek: Empreendedorismo e Empregabilidade

27 Mai, 2023

Empreendedorismo e Empregabilidade em discussão na Feel Tek


No passado dia 26 de maio, decorreu uma mesa-redonda, no âmbito do evento Feel Tek, com o tema: "Empreendedorismo e Empregabilidade”. O evento, que teve lugar no Mercado Municipal de Felgueiras, é uma iniciativa do concelho que tem como missão dar aos jovens o conhecimento de contextos empresariais e ideias de negócio, apresentando-lhes projetos educativos e inovadores com a visão de captação de talento dos estudantes.
Entre as muitas atividades apresentadas no programa, desde exposições, sessões de demonstração e concursos, foi na mesa-redonda que o tema: “Empreendedorismo e Empregabilidade” ganhou destaque.

Um diálogo cruzado moderado por Paula Gil, Diretora Geral do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado; e que teve como oradores João Esteves – Co-fundador e CEO da Diverge; Paulo Gonçalves – Diretor de comunicação da APICCAPS; Liliana Ribeiro – Diretora executiva da IRIS e Eliana Ribeiro – CEO BL Consulting.

Conscientes de que a indústria do calçado tem um enorme potencial de crescimento, os oradores apontam que não basta olhar as oportunidades do setor e que é necessário agir.Temas como: empreendedorismo, inovação, valorização do indivíduo e inclusão foram discutidos ao longo da sessão.

Focado em soluções inovadores, João Esteves defendeu que a “valorização do indivíduo” é a chave do sucesso, afirmando que “enquanto empresa de calçado mostramos e damos competências aos jovens preparando-os para o mercado, ajudando-os, assim, a serem autónomos enquanto empreendedores.”

Para Paulo Gonçalves, “desmistificar ideias pré-concebidas mostrando as potencialidades da indústria é crucial” dando como uma das soluções ouvir os alunos. “Identificamos cinco cidades de forte concentração da indústria, selecionamos 86 escolas e vamos promover uma série de iniciativas que mostram a potencialidade da indústria. Uma ação que passará pelo 1º, 2º e 3º ciclo”.

O domínio social e ambiental também foi apontado como um dos pontos a serem trabalhados enquanto universo cooperativo. Liliana Ribeiro defende que “é necessário ouvir as crianças e perceber que a sua criatividade vai dar resposta aos desafios sociais e ambientais” apresentando neste seguimento o projeto: “mudaromundo.pt”

Por sua vez, Eliana Ribeiro, voltada para o tema da inclusão sublinha que “Enquanto mundo global temos que, cada vez mais, aceitar as diferenças culturais e dar-lhes ferramentas para que se possa conjugar as diferentes realidades.” Ainda, na mesma linha de pensamento, a mesma sublinha que “melhorar as condições de trabalho vai trazer como resultado melhor produtividade e otimização dos processos.”

A sessão proporcionou insights valiosos para os participantes numa troca dinâmica de ideias e perspetivas que procuram inspirar a próxima geração.

Partilhar:

Últimas Notícias