APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Formação à medida das empresas

Formação à medida das empresas

4 Jan, 2022

CFPIC disponibiliza formação à medida das necessidades das empresas


Todos os anos saem do Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado dezenas de talentos. Alunos que se preparam para fortalecer uma indústria que conta já com 40 mil trabalhadores. Do design à produção, da gestão ao departamento comercial, o papel do CFPIC é transversal e tem como objetivo formar a nova geração da indústria de calçado em Portugal.

Mas não é só. O CFPIC tem sido um parceiro fundamental na formação profissional de trabalhadores e no apoio à indústria de calçado nos últimos 55 anos de atividade. E há uma área onde o CFPIC atua e que pode ser muito útil às empresas ao setor: a formação à medida.

“O CFPIC estará, inquestionavelmente, implicado no desenvolvimento de processos formativos que promovam a aquisição de competências nos quatro domínios do Saber — o saber, o saber fazer, ou seja, o conjunto das competências técnicas, teorias e práticas inerentes à área do calçado, o saber estar e o saber evoluir, ou seja, o conjunto das competências comportamentais que complementam as anteriores: responsabilidade, iniciativa, trabalho em equipa, capacidade de resolver problemas, capacidade de reagir a situações imprevistas, capacidade de se adaptar às mudanças”, diz Paula Gil.

Para a diretora-geral do CFPIC, “este trabalho só é totalmente eficaz se for o resultado de uma concertação permanente com a indústria, na identificação das neces¬sidades de formação, no desenvolvimento dos planos de formação, na implementação de planos de Formação-Ação, na realização de uma formação profissional alinhada com a garantia de sustentabilidade ambiental dos processos”.



Formação no âmbito do projeto Emprego + Digital

O projeto Emprego + Digital visa incrementar a formação profissional dos ativos na área digital, para a sua (re)qualificação e inclusão digital. Por isso, o CFPIC – Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado, em parceria com a APICCAPS, promove e realiza ações de formação certificada e apoia as empresas no processo de transformação digital em curso.

A formação é gratuita, com conteúdos na área digital e das tecnologias da informação e comunicação à medida das necessidades das empresas.
Ações de formação profissional

Nível de qualificação 2

Ação - Informática - noções básicas
CARGA HORÁRIA: 50 horas
Objetivos
•    • Identificar as diferentes fases da evolução da microinformática.
•    • Identificar, caracterizar e distinguir as diferentes componentes da microinformática.
•    • Utilizar, a nível elementar, as principais ferramentas informáticas na ótica do utilizador.

Ação - Folha de cálculo
CARGA HORÁRIA: 50 horas
Objetivos
•    • Construir, editar e imprimir folhas de cálculo.
•    • Utilizar fórmulas, funções, gráficos e desenhos em folhas de cálculo.

Ação - Folha de cálculo - funcionalidades avançadas
CARGA HORÁRIA: 25 horas
Objetivos
•    • Executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo.
•    • Efetuar a análise de dados.
•    • Automatizar ações através da utilização de macros.

Ação - Informática - folha de cálculo e base de dados
CARGA HORÁRIA: 25 horas
Objetivos
•    • Utilizar aplicações informáticas de folha de cálculo e de base de dados.


Nível de qualificação 4

Ação - Gestão de conteúdos digitais
CARGA HORÁRIA: 25 horas
Objetivos
•    • Gerir os diferentes conteúdos digitais como produtos de marketing e ponto de contacto para com os clientes e empresas parceiras.

Ação - Estratégias de e-marketing
CARGA HORÁRIA: 50 horas
Objetivos
•    • Desenvolver estratégias de e-marketing utilizando a Internet como canal de comunicação.

Ação - Plano de e-marketing
CARGA HORÁRIA: 50 horas
Objetivos
•    • Elaborar planos de e-marketing aplicando as metodologias adequadas.

Ação - Planos e campanhas de comunicação – venda não presencial
CARGA HORÁRIA: 50 horas
Objetivos
•    • Interpretar e aplicar normas e regulamentos da publicidade e promoção por telefone e outros meios digitais (email; sms; etc.).
•    • Identificar os objetivos e estratégias das campanhas promocionais através de meios interativos e digitais.
•    • Aplicar técnicas de promoção de vendas através de meios interativos e digitais.
•    • Aplicar técnicas e instrumentos de avaliação de campanhas promocionais.

Ação - Meios de comunicação digital
CARGA HORÁRIA: 25 horas
Objetivos
•    • Identificar os novos meios de comunicação digital.
•    • Gerir uma campanha de comunicação integrada (online e offline).

Ação - Sistemas digitais e gestão documental
CARGA HORÁRIA: 25 horas
Objetivos
•    • Descrever as funções e os requisitos da gestão de arquivo.
•    • Aplicar as técnicas de classificação, codificação e indexação de documentos comerciais.
•    • Selecionar e utilizar as funcionalidades do sistema informático.


Formações Modulares Certificadas

Ação Noções e Normas da Qualidade     
CARGA HORÁRIA: 25h
    
Ação Armazém - Processos e Atividades     
CARGA HORÁRIA:  25 horas     

Ação Metodologia 5S
CARGA HORÁRIA: 25h

Encerramento anual de contas     
CARGA HORÁRIA: 50h
 
Gestão e Prevenção de Riscos Profissionais   
CARGA HORÁRIA:  50h

Liderança e Motivação de Equipas     50h.   
 
Legislação Laboral    
CARGA HORÁRIA: 25h   

Técnicas Comerciais e de Marketing     
CARGA HORÁRIA: 50h
   
Metodologia Six Sigma     
CARGA HORÁRIA: 25h.     

Noções de Fiscalidade    
CARGA HORÁRIA: 25h.     



Partilhar:

Últimas Notícias