APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Geração 4.0: Conheça Bernardo e Otília

Geração 4.0: Conheça Bernardo e Otília

17 Dez, 2021

Conheça a história do neto que desenvolveu uma marca com a avó


Bernardo e Otília são os protagonistas de uma verdadeira história de cinema. Tudo começa quando Bernardo, numa saída com amigos, pensa em criar um sapato com folha de cannabis. Aquela que parceria uma ideia planetária ganhou forma quando conversou...com a avó. Otília, com mais de 50 anos de experiência no setor têxtil foi essencial no desenvolvimento dos protótipos. Nasceu, assim, a 8000kicks.

http://8000kicks.com

Nesta geração 4.0 conversamos com Bernardo, mas também com Otília, uma peça fundamental na criação desta marca.

Como surgiu a ideia de criar a 8000kicks?
Bernardo: O projeto nasceu de uma brincadeira. Eram 5 da manhã e alguém no meu grupo de amigos teve a ideia de fazer um sapato de cannabis. Inicialmente não teve interesse nenhum, mas depois comecei a pesquisar sobre o tema e pedi ajuda à minha avó, que tem mais de 50 anos de experiência em têxteis.

Porquê juntar a avó a este projeto?
Bernardo: A minha avó é o equivalente a um CTO (Chief Technology Officer). É ela que ajuda no desenvolvimento do tecido e ajuda nos detalhes da construção. A experiência dela foi crucial para acelerar o desenvolvimento e o time to market. Sem ela ainda hoje andava a trabalhar nos primeiros protótipos.

A D. Otília é mesmo ‘a avó’ deste projeto. Tem muitos anos de experiência no setor têxtil…disse logo que sim ao seu neto?
Eu inicialmente fiquei um pouco zangada por o meu neto querer entrar no mundo das ‘drogas’. Mas depois ele lá me explicou que era um material sustentável e eu ajudei-o.
Foi fácil trabalhar com um material como cânhamo? Que desafios tem este material?
O material era muito resistente, na verdade tão forte que a minha máquina de costura não dava. Então logo de início ele começou a levar-me às fábricas para eu ajudar a desenvolver tudo e a fazer o controlo de qualidade dos produtos.

Voltando ao Bernardo, como é que a marca de distingue no mercado?
Bernardo: A marca distingue-se essencialmente por fazer sapatos de cânhamo, que é a nossa especialidade. A fibra que estamos a desenvolver já teve várias interações fruto de anos de teste em laboratório e de feedback de clientes. O cânhamo é muito superior a outras fibras por ser mais resistente, mais ecológico, e neste caso por ser também impermeável.

Quais os projetos para o futuro da marca?
Bernardo: Neste momento estamos a lançar novos modelos e novos productos, todos associados às fibras de cânhamo que nós desenvolvemos.

Que conselho dariam a um jovem que está a entrar no setor?
Bernardo:O conselho mais importante seria a perseveramça, porque as coisas correm bastante mal antes de correrem bem. Nesse sentido é importante que os jovens não desistam aos primeiros obstáculos.

D. Otília, qual é o conselho que mais repete aos jovens?
D. Otília: O que eu mais digo aos meus netos e digo a todos os jovens é para trabalharem arduamente. Sem trabalho não há frutos.


Partilhar:

Últimas Notícias