APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Geração 4.0: Gisela Marinho

Geração 4.0: Gisela Marinho

1 Nov, 2022

Conheça Gisela Marinho


Iniciou uma licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade Católica do Porto, mas um problema familiar obrigou-a a suspender o percurso académico e a assumir a gestão da empresa de calçado familiar. O tempo que passou no universo do calçado mudou-lhe o rumo e, mais tarde, aventurou-se no curso Técnico de Design de Calçado e no Curso de Modelação de Calçado no Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado, em São João da Madeira. Agora, lançou a Yours Custom Shoes. A marca é a realização de um sonho pessoal, e tem como objetivo realizar os desejos de todas as clientes.

Como é que nasceu a Yours Custom Shoes?
A Yours nasceu num debate com o meu marido acerca do “emprego de sonho”. Ele questionou-me: “Se pudesses escolher, dentro da área do calçado, o que gostarias de fazer todos os dias?”. A minha resposta foi algo do género: “Eu gostava de criar sapatos diferentes, originais, coisas que me desafiem, até mesmo realizar sonhos seja de quem for”. A qual a sua resposta foi: “E por que não? O que te impede?”. E assim, nasceu a Yours.

Quais os elementos diferenciadores da marca?
A Yours não é uma marca “comum”. Não temos nenhuma coleção ou referência. Tudo é absolutamente decidido pelo cliente final. Funciona como se o cliente fosse o criador da sua própria marca. Tudo é criado e ajustado ao que a pessoa idealizou. É feita uma pesquisa exaustiva até serem encontradas todas as soluções de todos os componentes que compõe um sapato. O céu é o limite!

O que mais a fascina neste setor?
O setor do calçado é fascinante pela sua complexidade e simplicidade ao mesmo tempo. É poder fazer uma multiplicação de combinações, onde os materiais e a criatividade se aliam e formam uma imensidão de possibilidades que servem um único propósito: calçar os pés de quem os idealizou da forma mais confortável possível. Sejam eles os sapatos mais simples ou mais complexos e luxuosos.

O que é que acha que esta nova geração que está a entrar para o setor tem para oferecer?
Sinto que esta nova geração é extremamente criativa, convicta das suas decisões e das suas missões. A qualidade do produto nem sequer é uma questão! Já para não falar em questões tecnológicas, o aumento considerável da consciência ambiental, inovação, novas formas de olhar consumo, irreverência, responsabilidade social...

Que conselho daria a um jovem que está a começar?
Resumidamente, o meu conselho baseia-se em 4 pontos. Primeiro é preciso acreditar. Acreditar no produto, acreditar no projeto, acreditar seja no que for. “O que eu tenho/faço é incrível. Sei que existem pessoas que precisam disto”. Logo de seguida, é necessário trabalho. Sem trabalho não existem resultados. Trabalho árduo e focado é fundamental para o sucesso. Outra palavra é Resiliência. Mesmo quando as coisas não parecem estar a ir como planeamos ou desejamos, nunca desistir! Continuar a lutar contra as adversidades é chave. Por último, mas não menos importante, Estudo. O mundo está em constante mudança e existem sempre novas formas de ver e fazer as coisas. Novas técnicas e materiais no setor do calçado (ou em qualquer setor) estão a ser criados a todo o momento. É preciso manter um estudo constante do mercado e estar sempre atualizado. O saber não ocupa lugar, sempre ouvi dizer!


Partilhar:

Últimas Notícias