APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Geração 4.0: José Pedro Pinto, Procalçado

Geração 4.0: José Pedro Pinto, Procalçado

19 Jul, 2023

Conheça José Pedro Pinto


Licenciado em Global Marketing pelo IPAM Porto, José Pedro Pinto é a terceira geração a trabalhar no grupo Procalçado. Durante o período de estudo, teve oportunidade de estudar disciplinas relevantes para o setor, como estatística, análise de tendências, compreensão de dados de mercado, identificar padrões, gestão de projetos e de equipas.

Há quanto tempo trabalha na empresa?
Trabalho na empresa Walkemore, que faz parte do grupo Procalçado, há 9 meses. Como membro da terceira geração na empresa, tenho a sorte de ter, desde cedo, um contacto muito próximo com quem detém conhecimento e paixão sobre o setor.

Os meus primeiros “passos” na Procalçado começaram com uma imersão detalhada em todos os setores, o que me permitiu compreender o funcionamento geral da empresa. Atualmente, sou Assistente comercial na equipa da WOCK, desempenhando também um papel na área de Desenvolvimento de Produto.

Trabalhar na empresa foi uma escolha prioritária?
Trabalhar na empresa foi uma escolha movida por um misto de emoções e sentimentos. Após terminar a minha licenciatura comecei a sentir o desejo de contribuir para o negócio, trazer novas ideias e ser alguém em quem o meu pai pudesse confiar plenamente dentro da empresa.
Nunca sofri pressão familiar para entrar no negócio. Pelo contrário, sempre fui incentivado a seguir os meus próprios sonhos e lutar pelo que realmente desejava.

É verdade que, antes de tomar essa decisão, considerei outras opções de carreira. No entanto, ao refletir sobre as minhas paixões e a oportunidade de dar continuidade ao legado familiar, compreendi que a Procalçado era o meu verdadeiro "lugar". Não retiro a hipótese de considerar, no futuro, a possibilidade de sair da empresa para explorar o mundo, conhecer outras realidades, mercados e projetos.

Entendo que, sair da zona de conforto e explorar diferentes contextos, pode ser uma oportunidade de aprendizagem e crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Ao me expor a novas perspetivas e desafios, poderei adquirir conhecimentos e aptidões que poderão ser aplicados no contexto futuro da empresa. No entanto, neste momento, sinto-me comprometido em ficar para contribuir para o seu crescimento e poder aproveitar todas as oportunidades que existem.

Encontrei um trabalho em que me inspiro diariamente, enquanto tenho o privilégio de dar continuidade ao legado familiar e, simultaneamente, perseguir o meu próprio crescimento profissional. É uma jornada que abraço com entusiasmo.

O que mais o fascina no setor do calçado?
O que mais me fascina na indústria do calçado é a dinâmica do mercado e as possibilidades infinitas de inovação. Esta indústria está em constante evolução. É fascinante testemunhar como as empresas ultrapassam continuamente os limites dos processos tradicionais de fabrico e exploram novos materiais e técnicas para criar novos produtos.
Além disso, o mercado em crescimento e o alcance global da indústria proporcionam excelentes oportunidades de crescimento e expansão. A procura é constante e, à medida que as preferências dos consumidores evoluem, as empresas precisam de se adaptar e manter-se sempre a par das novas tendências.

De que forma a empresa se distingue no mercado?
A Procalçado e as suas marcas, ForEver, Wock e Lemon Jelly, destacam-se no mercado devido à sua rica herança e à presença de longa data na indústria.
A ForEver, possui um lugar significativo na história da empresa. Este ano, celebramos o 50º aniversário. Ao longo destes anos, a ForEver desempenhou um papel vital na formação da identidade e do sucesso da Procalçado.

Conjugando técnicas de fabrico de precisão e novas tecnologias, a ForEver tem evoluído continuamente para corresponder à constante mudança do mercado. Estamos em constante pesquisa de novas tecnologias e estratégias para melhorar os nossos processos.

A experiência e o conhecimento adquirido ao longo deste meio século têm fornecido ao grupo e às suas marcas, uma vantagem no mercado. A celebração do 50º aniversário da ForEver serve como testemunho da rica história da Procalçado e do nosso compromisso com a excelência.
Aliado com a inovação, as marcas Lemon Jelly e Wock, solidificam a posição do grupo como um dos líderes da indústria, com uma herança notável e um futuro promissor pela frente.

O que é que acha que esta nova geração que está a entrar para o setor tem para oferecer?
Esta nova geração destaca-se pela sua proficiência tecnológica, criatividade ilimitada, compromisso com a sustentabilidade, valorização da colaboração entre equipas e mentalidade global. A presença desta nova geração certamente que irá transformar o setor, introduzindo novas práticas, impulsionando a indústria rumo a um futuro promissor.

Que conselho daria a um jovem que está a começar?
É fundamental encontrarmos uma paixão pelo que estamos a fazer. Descobrirmos o que nos motiva e o que nos faz sentir entusiasmados e satisfeitos durante o nosso trabalho.

Importa também lembrarmos que a experiência requer paciência, pois não acontece de um dia para o outro.

É essencial estarmos dispostos a aprender, investirmos tempo e energia no desenvolvimento dos nossos conhecimentos e competências. Enfrentar desafios sem medo, encarando-os como oportunidades de crescimento e vendo-os como degraus para o sucesso. Acreditarmos que somos capazes é também essencial. Contudo, quando estamos a começar, devemos também procurar mentores experientes para que nos possam fornecer insights valiosos e nos orientar, da melhor forma, para enfrentarmos desafios e tomar decisões importantes com segurança.


 

Partilhar:

Últimas Notícias