APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Geração 5.0: José Marco Peixoto, Calçado Penha

Geração 5.0: José Marco Peixoto, Calçado Penha

20 Mai, 2024

Conheça José Marco, da Calçado Penha


Com Mestrado em Gestão, José Marco Peixoto é a terceira geração da Calçado Penha. A integrar a empresa desde 2020, mantem o legado de uma empresa com mais de 50 anos de história.

Trabalhar na Penha foi uma escolha natural?
Sim. Posso dizer que a empresa está enraizada em mim. Desde muito novo estive presente no dia-a-dia da empresa, uma vez que uma boa parte da minha família lá trabalha, nomeadamente, os meus pais.

Tratando-se de uma empresa familiar acho importante dar continuidade ao legado e cabe-nos a nós, a nova geração, garantir a sustentabilidade da empresa no futuro. Tudo isto, aliado à minha formação académica, tornou a decisão de vir trabalhar para o Calçado Penha muito natural.

Como definiria a Penha e como se distingue no mercado?
A Fábrica de Calçado Penha, S.A. é uma empresa que se define pelos seus valores e pela forma como se relaciona com todos os envolventes na sua atividade (trabalhadores, fornecedores, clientes, etc.). Esta relação de proximidade e confiança é preponderante para o sucesso da empresa.

Além disso, a Calçado Penha rege-se por padrões de exigência e controlo na qualidade de produção do produto. Podemos dizer que a qualidade do nosso produto nos distingue no mercado, uma vez que se insere num nicho de calçado de luxo.

Quais têm sido os maiores desafios até agora?
Na verdade, desde que integro os quadros da empresa, desafios não têm faltado. Iniciei o meu percurso em 2020, um ano marcado pela pandemia, que afetou, e muito, não só o setor do calçado, mas toda a conjuntura mundial, o que levou a mudanças nos padrões de consumo e, consequentemente a desafios na gestão de trabalho.

Ultimamente, um dos grandes desafios reside na disponibilidade e aumento de preço de matérias-primas que tem um grande impacto nos custos de produção e, por sua vez, na rentabilidade da empresa.

Que conselho daria a um jovem que está a começar na indústria?
O conhecimento da indústria é fundamental, quer ao nível das suas tendências, quer ao nível dos desafios e as suas oportunidades.

Nesse sentido, é muito importante estar rodeado de pessoas com conhecimento e experiência no setor. Isto aliado a uma formação específica relacionada com design de calçado, produção, ou gestão irá certamente ajudar a construir uma base sólida de conhecimento.



Partilhar:

Últimas Notícias