APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Gisela João inicia viagem documental ao universo dos materiais

Gisela João inicia viagem documental ao universo dos materiais

29 Mai, 2023

Portuguese Soul volta à RTP2 com nova temporada


O programa Portuguese Soul voltou à RTP2 para a segunda temporada. A parceria entre a RTP2 e a APICCAPS volta assim a materializar-se na antena da televisão pública para a segunda edição da série documental Portuguese Soul. Com o apoio do PRR, no âmbito do projeto Bioshoes4all, o programa estreou no passado dia 28 de maio.

O que compõe o tecido de um material? E o que compõe o tecido social de um material? Com que linhas se entrelaçam?  Portuguese Soul procurará responder a todas essas perguntas. Explorando a sua ligação ao universo da Moda, Gisela João embarca numa jornada para descobrir oito novas matérias-primas e as pessoas que dão corpo à Moda.  Portuguese Soul olha apropriadamente para o início, numa viagem documental, feita de perguntas, descobertas e, sobretudo, de experiências, explorando, em cada episódio, a substância e o saber-fazer de um material. E, desta feita, os materiais são o linho, a borracha, o cânhamo, a camurça, o vime e o junco, as algas, as plantas tintureiras e a seda.

Para Teresa Paixão, “a 2, como qualquer pessoa, também anda à procura do sapato perdido. Portuguese Soul é o nosso sapato encontrado. A Gisela João já pertence ao património do país e da 2”. Para a diretora de programas da RTP2,  “o que melhor se faz em Portugal, na nossa indústria, é sempre bem-vindo a um canal que não é de luxo, justamente porque leva o luxo a toda a gente”.

Para Gisela João “Portuguese Soul é uma das coisas mais interessantes que fiz até hoje. O prazer que me dá em passar conhecimento é iluminador. Gosto de pensar que damos a conhecer as mãos e os rostos por trás da indústria, fazendo assim que tenhamos todos mais consciência no impacto das nossas escolhas diárias. O Portuguese Soul é por todos e não só por um, e isso é bonito de se fazer”.

Tendo como grande premissa divulgar a moda nacional Portuguese Soul é um bom exemplo de uma parceria público-privada. “A RTP abre novamente as portas à comunidade e dá um excelente exemplo de serviço público de televisão”, considera Luís Onofre, Presidente da APICCAPS.

“A indústria encara a sustentabilidade como um tema muito sério. Por esse motivo estão em marcha dois projetos que rondam os 140 milhões para preparar o futuro”. Para o Presidente da APICCAPS “queremos ser líderes no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a indústria de calçado”, razão pela qual “uma série documental como estas características ajudará a colocar o tema da sustentabilidade no centro da nossa estratégia do setor, bem como sensibilizará o público em geral para este tema”.

No próximo domingo, o programa será dedicado à camurça.

Partilhar:

Últimas Notícias