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Global Fashion Conference

Global Fashion Conference

16 Out, 2020

De 21 a 23 de outubro


De 21, 22 e 23 de Outubro realiza-se online a sétima edição da Global Fashion Conference, que reúne mais de 300 participantes dos quatro continentes. Esta conferência é organizada com a colaboração da Universidade da Moda – Lyon 2, e de dois dos seus centros de investigação ELICO e LAHRA, em França.

O tema desta edição é:  O Legado da Moda: passado, presente e futuro.

Neste momento de viragem na indústria, acelerada pela pandemia, esta conferência internacional reveste-se de particular importância pela reflexão sobre temas candentes reunindo personalidades relevantes do mundo dos negócios de Moda e investigadores.

Contam-se entre os Oradores Convidados, Pascal Morand, Presidente da Federação da Alta Costura e Moda, Xavier Lèpingle Director-Geral dos têxteis Hermès, Géraldine Vallejo, Directora dos Programas de Sustentabilidade do Grupo Kering e Dominique Jacomet Administrador na Euratex.

Estarão em destaque a sustentabilidade no mundo da Moda e a transformação da Moda Europeia num modelo de economia circular até 2025. Como do legado da Moda passada se constrói hoje a Moda do futuro.

Xavier Lépingle refere como é importante para o Grupo Hermès o recrutamento em todas as gerações e como se transmite o saber, não só na Academia criada pelo Grupo, mas também através do trabalho conjunto realizado entre o Mestre Artesão e o seu aprendiz. Uma qualificação que leva anos, mas que traz consigo a auto-realização. Sem estabilidade no emprego, sem uma visão de longo prazo, esta passagem de conhecimentos não seria possível. É ainda referido o valor do património em tecidos e cores de milhões de referências que a Hermès tem e que com a digitalização estão disponíveis para toda a sua equipa criativa, sendo a criação artística a primeira fase do processo de inovação na empresa.

Nas suas palavras o verdadeiro luxo de trabalhar na Hermès é ter tempo apenas para se preocupar com fazer bem, dar o seu melhor.

A França tem ainda o segundo maior cluster de têxteis técnicos da Europa e no Painel Moderado por Kim Picard-Chaibi, Director de Inovação da Techtera (cluster francês) temos a oportunidade de ouvir as palavras do Presidente do Grupo Deveaux, Thibaud van Tschammer , que, entre outros aspetos, refere a oportunidade perdida de, nesta crise, se chamar a atenção das vantagens das máscaras em tecido, laváveis, em detrimento das máscaras cirúrgicas, não colocando mais plástico e mais poluição no ambiente.

No Painel moderado por Sylvie Marot, Curadora podemos ouvir Odile Prémel, responsável do património Chanel – vestuário, jóias e perfumes – falar de como esse património é conservado e enriquecido, desempenhando um papel crucial na preservação dos valores da marca e na projeção desses valores para o futuro. Ao olhar para esse património aprende-se e essa aprendizagem é holística, abrange todo o processo de criação de Moda. Também interveniente neste Painel temos a oportunidade de ouvir Yumiki Hayashi, responsável do património Sonia Rykiel. Esta marca recentemente comprada pelos Fundadores da empresa de vendas-flash online “Vente Privée”, conta-nos como o digital vai alavancar a marca, tornando-a muito mais próxima dos seus clientes e do papel que o património da marca desempenha nesse contexto.
Nesta edição serão atribuídos pela primeira vez dois prémios reconhecendo o melhor trabalho de investigação na área da sustentabilidade e o melhor trabalho na área da inovação.


Para mais informações, pf contatar:
Isabel Cantista (Presidente da Comissão Organizadora): telem: +351 93 979 0000
E-mail: [email protected]
Olímpia Fernandes (RP GFC): telem +351 919 949 243
E-mail: [email protected]

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