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Global Fashion Conferência 2022

Global Fashion Conferência 2022

31 Out, 2022

Dia 17 e 18 de novembro


A nona edição da conferência internacional Global Fashion Conferência irá ser realizada ONLINe a partir da Alemanha, nos dias 17 a 18 de novembro. Esta conferência de âmbito pluridisciplinar é a única baseada no conceito de sistema de inovação setorial. A presente edição é organizada em parceria com a AMD – Akademie Mode & Design, que possui escolas com licenciaturas e estudos pós-graduados em cinco cidades alemãs e que pertence à Universidade Fresenius.

No contexto atual pós-pandemia e com uma guerra que atinge gravemente a Europa, este ano está a ser um ano particularmente difícil também para a fileira Moda. A União Europeia definiu em 30 de março de 2022, uma Estratégia que visa tornar a Moda, uma das indústrias mais poluentes do planeta, numa indústria sustentável, onde se alcance uma economia circular.

Nos dois dias da conferência, sob o título “ A sustentabilidade da Moda: do sonho à realidade”, quatro grandes áreas estarão em debate: A ética e a estética da sustentabilidade, as novas aplicações das Tecnologias de Informação, a Política e Regulamentação legal da Moda e o Financiamento da transição para a Sustentabilidade.

Entre os Oradores Convidados a conferência conta com Kate Fletcher e Mathilda Tham, que no último ano publicaram “Earth Logic Fashion Action Research Plan”, também a austríaca Heike Derwanz que defende que a sustentabilidade passa pelo minimalismo em termos sociais e culturais. Em termos Políticos a Secretária do Governo Federal Alemão para a Defesa do Ambiente, Natureza, Segurança Nuclear e Defesa dos Direitos dos Consumidores Christiane Rohleder abordará as questões prementes para a Alemanha com ênfase na questão energética, e a Estratégia da União Europeia será analisada por três investigadoras do Reino Unido, Sara Cavagnero, da Finlândia Heidi Harkonnen e de Itália Rebecca Cavalli.

As Tecnologias de Informação estarão em foco, não só através da intervenção de Christiane Luible, Responsável do laboratório de Moda e Tecnologia da Academia de Belas Artes de Viena, na Áustria e que esteve ligada durante vários anos ao laboratório da Miramax, na Universidade de Geneva, mas também num espaço inaugurado nesta edição: o Marketplace. Neste espaço virtual pretende-se fazer experimentar a todos os participantes as potencialidades que o digital e, em concreto, o metaverso oferecem ao setor. Várias casas irão acolher marcas de Moda, Produtos de Moda, Pensadores e Organizações permitindo uma interação com ou sem avatares, com produtos de Moda e levar a experiências que levem a conhecer e refletir sobre como a Moda se pode realmente transformar numa indústria que defende a vida no planeta abrindo em simultâneo novas oportunidades para uma produção e consumo mais responsáveis.

Theo Grassl do Fashion Council da Alemanha, bem como outros Oradores e instituições financeiras irão debater os instrumentos necessários e disponíveis a esta transição um dos aspetos fundamentais da nova política de inovação Europeia (COM (2022) 332 final) publicada em 5 de julho deste ano.

Mais de uma centena de trabalhos de investigadores e empresas inovadoras selecionados pela Comissão Científica  serão apresentados contribuindo para a criação e difusão do conhecimento no seu “estado-de-arte”.

Serão atribuídos os prémios à melhor investigação em Inovação e em Sustentabilidade por um júri constituído por Henrietta Onwuegbuzie, Diretora do Programa de Inovação e Empreendedorismo da Lagos Business School e a segunda mulher africana a ser convidada a leccionar na Universidade de Yale, nos EUA, Patrícia Ferreira CEO da Valérius Hub Inovação e Kirsten Weng, Chefe de Redação da Vogue alemã. Os vencedores serão conhecidos no dia 18 de Novembro.

Todas as sessões são gravadas e podem ser visualizadas pelos participantes inscritos durante a semana após a realização da conferência.

Esta conferência tem as inscrições abertas até 15 de novembro, só podendo ser feitas online no site da conferência: www.gfc-conference.eu

A Comissão Organizadora oferece a todas as empresas portuguesas associadas da APICCAPS um desconto de 50%.

Para mais informações e contato:
[email protected]
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[email protected]  telemóvel: +351 919 949 243


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