APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Governo reaviva Conselho Nacional de Ciência

Governo reaviva Conselho Nacional de Ciência

24 Fev, 2021

CNCTI será presidido por José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC


O Governo reavivou oficialmente o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCTI). Este órgão consultivo do Governo para as áreas da ciência, inovação e tecnologia será presidido por José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc Tec) no Porto.

As nomeações foram divulgadas esta semana pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a primeira reunião será já no próximo dia 1 de março, “no âmbito das audições em curso para a consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência”, pode ler-se no comunicado do Ministério.

Mas em que moldes funcionará o CNCTI?
De acordo com o comunicado do Ministério, este órgão funcionará em estreita colaboração com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, “para o desenvolvimento, reforço e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, assegurando o aconselhamento científico e fomentando o diálogo transversal e interministerial das políticas de ciência, tecnologia e inovação”. Além disso, sempre que seja solicitado pela Assembleia da República, este conselho deverá também colaborar nos debates parlamentares em matéria de ciência, tecnologia e inovação.

Até 2016, o Governo tinha tido como órgão consultivo nessas áreas: o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, que é agora reavivado oficialmente com a parte da inovação, indicou o Ministério da Ciência.

O plenário do CNCTI integra os presidentes da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Agência Nacional de Inovação (ANI) e do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação bem como 20 pessoas de várias áreas do conhecimento.

Partilhar:

Últimas Notícias