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Indústria deve pagar por uso de padrão leopardo?

Indústria deve pagar por uso de padrão leopardo?

11 Mar, 2021

Grupo de investigadores propõe o pagamento de royalties por uso de padrão


Um grupo de cientistas e investigadores de Oxford, no Reino Unido, propôs que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo. O objetivo? Tentar ajudar a reverter o declínio deste felino.

“O padrão leopardo é uma das tendências mais duradouras da moda. Mas, infelizmente, os próprios leopardos desapareceram de mais de 75% da sua distribuição histórica e já se encontram extintos em pelo menos uma dúzia de países e regiões”, disse Caroline Good, em comunicado. A investigadora da Unidade de Pesquisa em Conservação da Vida Selvagem da Universidade de Oxford (WildCRU) explica que a equipa decidiu “quantificar o interesse do padrão leopardo na indústria da moda, analisando os meios de comunicação tradicionais, a atividade no Google e publicações de Instagram”. E as conclusões foram, no mínimo, surpreendentes. “Descobrimos que, embora existam 2,9 milhões de posts no Instagram com a hashtag #leopardprint e 80 mil artigos de notícias em Inglês num período de 15 anos, há muitas poucas provas de que este interesse leve à discussão de questões em torno da perda de biodiversidade e da crise de extinção. Por exemplo, nos media tradicionais, menos de 2% das referências ao padrão leopardo estavam associadas ao estado de conservação do animal”.

Assim, o grupo defende que “há uma clara desconexão entre o interesse contínuo na moda do padrão leopardo e a falta de interesse – ou preocupação – com o próprio animal”.

Para David Macdonald, diretor do WildCRU, esta pode ser uma oportunidade para a conservação do leopardo. “Neste artigo, revisitamos a nossa ideia de implementar uma espécie de royalties para o uso do simbolismo de animais em economias culturais prósperas, o que poderia revolucionar o financiamento da conservação. Seria um grande desafio que envolveria compromissos de muitas partes, mas acreditamos que é uma ideia que vale a pena explorar”.

Como se operacionalizaria uma situação destas? A equipa propõe que, dada a grande quantidade de produtos com padrão leopardo vendidos em todo o mundo anualmente, fosse pago um royalty por cada um deles, como uma troca de benefício mútuo. Isto poderia ter um grande impacto no financiamento para a conservação deste animal.
“Esperamos que este estudo seja do interesse de ONGs conservacionistas que procuram campanhas de marketing inovadoras, bem como de marcas de moda com fins lucrativos e revendedores que se querem envolver com consumidores que exigem responsabilidade social. Esta é uma solução potencial de longo prazo para financiar a conservação do leopardo que poderia ser implementada em todo o mundo”, conclui Macdonald.

O estudo foi publicado, a 15 de fevereiro, na revista científica Journal for Nature Conservation.


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