APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Investimento estrangeiro no Porto e Região Norte é superior ao resto do país

Investimento estrangeiro no Porto e Região Norte é superior ao resto do país

15 Dez, 2020

Estudo da Predibisa


“O Porto e a Região Norte apresentam taxas de atratividade superiores às que se verificam no centro e sul do país”. Esta é a principal conclusão do estudo da Predibisa para o setor imobiliário que coloca no centro da equação o talento, as boas competências e  infraestruturas, qualidade de vida e um contexto macroeconómico favorável. Estes argumentos colocam o Porto no topo das preferências dos investidores estrangeiros.

De acordo com o relatório, na última década, “a região tem conseguido captar investimento diversificado e de elevado valor, acabando por atrair talento. Esse investimento é notório em setores tradicionais com componentes de inovação, que diferenciam o Porto de outras cidades, com a procura imobiliária alavancada em quatro indicadores: macroeconómicos, talento e competências (know-how), boas infraestruturas e qualidade de vida”.

“O Porto tornou-se ponto de atração para o investimento internacional. Falamos de uma região cada vez mais conhecida como destino para a instalação de empresas com serviços de valor acrescentado, uma vez que os seus argumentos são fortíssimos para este tipo de ocupantes. Além dos custos competitivos do imobiliário, há ainda uma força de trabalho altamente qualificada, um ecossistema académico e de Investigação & Desenvolvimento (I&D) muito forte, um clima mediterrâneo e um custo de vida acessível, tudo isto num país que é considerado um dos mais seguros do mundo", disse João Nuno Magalhães, diretor-geral da Predibisa, em declarações ao porto.pt . O responsável acrescenta ainda que, na última década, a região do Grande Porto tornou-se mais apelativa para a maioria das empresas do que noutros destinos europeus concorrentes.

A criação de postos de trabalho é superior no Porto em comparação com Lisboa. “Em termos absolutos, por cada projeto de investimento estrangeiro são, em média, gerados 115 postos de trabalho no Porto, ao passo que em Lisboa apenas menos de metade (47)”.

Mas estes dados não são novos. Em junho, um estudo do Município do Porto, desenvolvido através do InvestPorto, analisou os efeitos da pandemia no tecido de empresas estratégicas da cidade. Concluiu que o investimento estrangeiro mantém a tendência positiva e antecipava até reforçar a atividade na cidade.

Partilhar:

Últimas Notícias