APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Irlanda excluiu Portugal da lista verde

 Irlanda excluiu Portugal da lista verde

22 Jul, 2020

Portugal não consta na lista verde do Governo de Dublin


O Governo de Dublin divulgou a ‘lista verde’ de 13 países cujos viajantes estão isentos de cumprir a quarentena ao chegar à Irlanda. Portugal está excluído dessa lista, bem como Espanha, França e Reino Unido.


Além destes, também os Estados Unidos foram excluídos da lista. Mas com os visitantes americanos o caso muda de figura, uma vez que devem continuar a restringir os movimentos ao chegar a qualquer porto ou aeroporto da ilha com um período de auto-isolamento de 14 dias.


A lista, ontem divulgada, é composta por 13 países europeus e dois territórios (Gibraltar e Groenlândia), considerados seguros. Estes territórios possuem um número de casos de coronavírus por 100.000 habitantes igual ou menor do que a Irlanda. Malta, Finlândia, Noruega, Itália, Hungria, Estónia, Letónia, Lituânia, Chipre, Eslováquia, Grécia, Mónaco e São Marinho são os países ‘verdes’ para o Governo irlandês.


"Se a recomendação sobre viagens para países incluídos na 'lista verde' não é diferente da dos outros países (sobre deslocações), então seria melhor que não houvesse uma 'lista verde'", alertou o vice-primeiro ministro e ex-chefe do governo, Leo Varadkar, de acordo com a Lusa.


Esta decisão segue as determinações da Equipa Pública de Emergências de Saúde Pública (NPHET), que defende que não se devem fazer deslocações ao estrangeiro, seja qual for o destino.


No entanto, o Governo de Dublin, acredita que "as recomendações sobre a saúde pública continuam a ser as mesmas" já que a pandemia "não acabou" acrescentando que "o mais seguro é não viajar".


O Governo diz ainda que “vai reforçar as medidas de vigilância à quarentena (14 dias) que devem ser cumpridas por todos os passageiros que entrem no país desde qualquer destino", mesmo que não esteja na lista, uma medida que também deve ser cumprida pelos residentes na República da Irlanda.


Dublin indicou ainda que vai rever a situação e a composição da "lista verde" dentro de duas semanas.
















Partilhar:

Últimas Notícias