APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

João Leão: a recuperação está em andamento

João Leão: a recuperação está em andamento

28 Abr, 2021

"A luz agora já não está só ao fundo do túnel. A recuperação está em andamento".


O Ministro de Estado e das Finanças apresentou o Programa de Estabilidade (2021-2025), que assenta em cinco linhas-mestras; as prioridades do Governo para os próximos cinco anos. “O Programa de Estabilidade 2021-2025 cria um quadro económico-financeiro direcionado para uma forte recuperação económica e social que nos permita enfrentar os desafios deixados pela pandemia. A luz agora já não está só ao fundo do túnel. A recuperação está em andamento”, destacou João Leão durante a apresentação do Programa de Estabilidade na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República.

De acordo com o Ministro de Estado e das Finanças, “o Programa de Estabilidade (2021-2025) prevê um crescimento real acumulado de 9,1% nos próximos dois anos: 4% em 2021 e 4,9% em 2022, o que fará o PIB ultrapassar os níveis pré-pandemia já no próximo ano. Para 2022 o crescimento de 4,9% fica acima das nossas estimativas e reflete a retoma plena da atividade económica e o enquadramento internacional favorável. Esta evolução é consistente com as perspetivas económicas positivas que as várias organizações preveem para Portugal e para a Europa no próximo ano”, acrescentou.

O responsável pela pasta das Finanças sublinhou que “este crescimento assenta no forte impulso do investimento e das exportações, baseado na redução da incerteza fase à pandemia e na transferência de montantes elevados de fundos europeus”.

O Ministro destacou ainda que este “é um programa baseado no forte impulso macroeconómico do Plano de Recuperação e Resiliência, que assenta no estímulo ao investimento público e privado, promove medidas de manutenção e a criação de emprego, dá resposta aos efeitos sociais da pandemia, nomeadamente recuperação da atividade programada na área da saúde e das aprendizagens no setor da educação, e garante a estabilidade fiscal”.

João Leão sublinhou que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “dará um forte impulso macroeconómico à economia. No final de 2025, o PIB deverá situar-se 3,5% acima do nível que se teria verificado num cenário sem PRR. Ou seja, o PRR acrescenta mais de 22 mil milhões de euros à economia ao longo destes cinco anos”. acrescentou.

Transição Climática, Transição Digital e Resiliência
Transição Climática, Transição Digital e Resiliência. São estes os grandes três eixos do PRR. O Ministro garantiu que cerca de 10 mil milhões de euros dos 16 mil milhões de euros da “bazuca europeia dizem respeito a investimento público que estará centrado nestes três grandes eixos do programa”.  

“O PRR representa também uma oportunidade para estimular o investimento privado, através de cinco mil milhões de euros de apoios diretos a empresas e 2,7 mil milhões de euros de apoios indiretos que irão dinamizar o setor privado”, referiu.

João Leão reiterou que “este é um Programa de Estabilidade que garante a estabilidade fiscal. Não prevemos a necessidade de aumentos de impostos para pagar a conta da crise. Nem aumento de impostos, nem cortes nos apoios sociais do Estado”.

Foto de João Bica

Partilhar:

Últimas Notícias