APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Joe Biden lidera com 236 delegados

Joe Biden lidera com 236 delegados

4 Nov, 2020

Eleições presidenciais nos Estados Unidos


São horas de suspense, que prometem continuar durante os próximos dias. Nos EUA, contam-se agora os votos que decidirão quem será o próximo presidente americano. Trump ou Biden? é a pergunta que se impõe numa das eleições mais disputadas de sempre.

Até ao momento, (9h00 em Portugal), Joe Biden lidera a corrida à Casa Branca, com 236 delegados no Colégio Eleitoral, contra 213 de Trump, de acordo com a Lusa.

Biden ganhou os 11 delegados do Arizona, um estado muito conservador; um golpe duro nas aspirações de reeleição do Presidente republicano.

Nos dois estados que dividem os votos do Colégio Eleitoral, Nebraska e Maine, Biden e Trump dividiram vitórias: Joe ganhou três dos quatro votos do Maine e o atual presidente ganhou quatro dos cinco votos do Nebraska.

No entanto, a decisão final pode não ser tão rápida como se espera. O vencedor oficial apenas poderá ser conhecido dentro de alguns dias ou semanas. Se tudo correr bem, porque as complicações podem não ficar por aqui. Se o Supremo Tribunal tiver de se pronunciar sobre as possibilidade de recontagem dos votos em alguns estados, o processo poderá transitar para o Congresso, onde o número de Grandes Eleitores (uma figura abstrata que representa o peso de cada Estado no resultado final) pode ser disputado pelos membros da câmara de representantes, até haver um resultado final.

Num caso (ainda mais) extremo, será a líder da câmara de representantes - Nancy Pelosi – a assumir o cargo de Presidente interina, no dia 20 de janeiro, até que se processem todas as decisões.

Partilhar:

Últimas Notícias