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José Condessa protagoniza nova Campanha Portuguese Shoes

José Condessa protagoniza nova Campanha Portuguese Shoes

13 Dez, 2024

O regresso às origens marca o tom de Motherland, a nova campanha de promoção internacional do calçado português protagonizada pelo ator José Condessa.


Quando tudo o resto é perecível de balançar ao sabor do vento, sobra o que nos prende ao chão. Numa altura em que o futuro se traça ao minuto, a indústria do calçado reposiciona-se naquela que sempre foi a sua base, alicerçando a sua estratégia em valores-seguro. A experiência, o saber-fazer, a qualidade e a durabilidade da matéria-prima e do produto compõem as raízes únicas do mercado de calçado nacional. É através da tradição e da sua ligação histórica ao trabalho artesanal que a indústria inova e cresce, de forma ágil e consistente. “É possível produzir calçado de qualidade, na Europa, com um design vanguardista e a preços justos”, anunciou Paulo Gonçalves, diretor de Comunicação da APICCAPS, e os resultados são firmes. Nos últimos 15 anos, as exportações aumentaram 52,2% para 1800 milhões de euros anuais, Portugal tornou-se o 2º maior produtor de calçado europeu (ultrapassando Espanha) e exaltou para 174 países. Além disso, Portugal conseguiu um dos maiores preços médios de exportação a nível mundial. Um trabalho contínuo que, mesmo alicerçando-se no passado, não deixa de se renovar a cada ano, auscultando as necessidades e fronteiras do agora. Um presente que respeita as origens e o que de mais fértil há por cá.

“Desde o início procuramos ser sempre um testemunho de um país de muitos e muitos talentos”, descreve Paulo Gonçalves, sobre o mote de Motherland. Com inúmeros rostos públicos a protagonizar as campanhas – passando por diferentes áreas da cultura, de Albano Jerónimo a Victória Guerra, passando por Anabela Moreira, Marcelino Sambé, Sara Sampaio e Sharam Diniz – há também os nomes que as semeiam e que refletem a qualidade do trabalho artístico português. Da fotografia assinada por Frederico Martins, aos looks dos designers Luís Carvalho e David Catalán, coordenados por Fernando Bastos Pereira, da música de Ed Rocha Gonçalves (do duo Best Youth) à produção e copy, a imagem que irá agora dar a volta ao mundo teve como casa de partida Portugal. Com o cenário intocado dos Açores a servir de bolsa de ar e pano de fundo, a nova campanha Motherland é uma analogia à Natureza, de onde tudo vem mas também onde tudo se transforma. É um elogio à capacidade que a terra tem de se renovar, ultrapassar, deslumbrar. É um incentivo ao terreno criativo.

José Condessa personifica o universo de Motherland. Com uma carreira sólida, que começou em Portugal e hoje pertence ao globo, o ator continua a desafiar-se mantendo os pés assentes na terra. Depois de firmar base no teatro, das incursões pelas telenovelas, do projeto-vitória da ficção nacional Rabo de Peixe e da curta para um dos grandes do cinema, Almodóvar, José mantém-se permeável à mudança com projetos inesperados mas a mesma raíz: o seu talento. Consciente e interessado pela área da moda, deu corpo à nova campanha da Portuguese Shoes, interpretando a relação uníssona entre Natureza e Ser Humano. “É com muito orgulho que protagonizo a campanha Portuguese Shoes para 2025. Um projeto que se esforça por levar a arte e o saber-fazer portugueses além-fronteiras numa área em que somos mestres e que atesta o nosso conhecimento ancestral”, diz o ator sobre este novo papel, como Embaixador do Calçado português nos mercados internacionais.

Ficha Técnica:
Coordenação: Paulo Gonçalves, com Cláudia Pinto
Produção: Snowberry (Helena Silva e Raquel Gouveia)
Fotografia: Frederico Martins, assistido por Pedro Sá e Vicente Sottomayor
Styling: Fernando Bastos Pereira, assistido por Nelson Lima
Vídeo: Raul Sousa
Música: Ed Rocha Gonçalves / Best Youth
Cabelos: Rui Rocha
Texto: Irina Chitas





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