O regresso às origens marca o tom de Motherland, a nova campanha de promoção internacional do calçado português protagonizada pelo ator José Condessa.
“Desde o início procuramos ser sempre um testemunho de um país de muitos e muitos talentos”, descreve Paulo Gonçalves, sobre o mote de Motherland. Com inúmeros rostos públicos a protagonizar as campanhas – passando por diferentes áreas da cultura, de Albano Jerónimo a Victória Guerra, passando por Anabela Moreira, Marcelino Sambé, Sara Sampaio e Sharam Diniz – há também os nomes que as semeiam e que refletem a qualidade do trabalho artístico português. Da fotografia assinada por Frederico Martins, aos looks dos designers Luís Carvalho e David Catalán, coordenados por Fernando Bastos Pereira, da música de Ed Rocha Gonçalves (do duo Best Youth) à produção e copy, a imagem que irá agora dar a volta ao mundo teve como casa de partida Portugal. Com o cenário intocado dos Açores a servir de bolsa de ar e pano de fundo, a nova campanha Motherland é uma analogia à Natureza, de onde tudo vem mas também onde tudo se transforma. É um elogio à capacidade que a terra tem de se renovar, ultrapassar, deslumbrar. É um incentivo ao terreno criativo.
José Condessa personifica o universo de Motherland. Com uma carreira sólida, que começou em Portugal e hoje pertence ao globo, o ator continua a desafiar-se mantendo os pés assentes na terra. Depois de firmar base no teatro, das incursões pelas telenovelas, do projeto-vitória da ficção nacional Rabo de Peixe e da curta para um dos grandes do cinema, Almodóvar, José mantém-se permeável à mudança com projetos inesperados mas a mesma raíz: o seu talento. Consciente e interessado pela área da moda, deu corpo à nova campanha da Portuguese Shoes, interpretando a relação uníssona entre Natureza e Ser Humano. “É com muito orgulho que protagonizo a campanha Portuguese Shoes para 2025. Um projeto que se esforça por levar a arte e o saber-fazer portugueses além-fronteiras numa área em que somos mestres e que atesta o nosso conhecimento ancestral”, diz o ator sobre este novo papel, como Embaixador do Calçado português nos mercados internacionais.
Coordenação: Paulo Gonçalves, com Cláudia Pinto
Produção: Snowberry (Helena Silva e Raquel Gouveia)
Fotografia: Frederico Martins, assistido por Pedro Sá e Vicente Sottomayor
Styling: Fernando Bastos Pereira, assistido por Nelson Lima
Vídeo: Raul Sousa
Música: Ed Rocha Gonçalves / Best Youth
Cabelos: Rui Rocha
Texto: Irina Chitas