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Kankura Golf: há dez anos rendidos ao golfe

Kankura Golf: há dez anos rendidos ao golfe

2 Mai, 2023

Marca celebra dez anos de atividade


A Kankura Golf foi criada há dez anos por António Kankura Salazar. Com mais de 30 anos de experiência em investigação, desenvolvimento e conceção de calçado, a empresa Kankura Salazar decidiu criar uma marca própria, focada no golfe. “Quando tivemos a ideia de lançar uma marca própria usando o nosso know-how acumulado ao longo dos anos era para nós claro que não poderíamos lançar um produto que fizesse concorrência direta aos nossos clientes”, explica António Salazar. Uma vez que os clientes trabalham com produtos de criança, homem e senhora, foi no golfe que a Kankura encontrou um nicho onde atuar. “Chegar aos sapatos de golfe foi rápido; nenhum dos nossos clientes fazia este tipo de calçado. Além disso, conseguimos usar a nossa experiência no design, desenvolvimento técnico de solas especiais, características com impermeabilidade e valores calçantes perfeitos que são fundamentais no sapato de golfe”.

Nascia, assim, a Kankura Golfe. Como fatores distintivos, o responsável da empresa destaca “o design, qualidade e o facto de ser produzida em Portugal com materiais preferencialmente europeus”. A par disso, “a sustentabilidade é um fator que valorizamos muito desde a conceção, produção e distribuição e usamos cortiça portuguesa em todos os modelos”.

Nos últimos três anos a marca cresceu paulatinamente. “Os primeiros anos foram de aprendizagem, consolidação e agora acreditamos que estamos, de facto, no caminho de crescimento”, avança António Salazar. “O próprio golfe tem crescido de uma forma sustentada. Nos dois anos de pandemia sofreu um forte impulso, uma vez que se tratava de uma atividade ao ar livre em grandes espaços”. No entanto, o responsável da empresa não deixa de apontar dificuldades de expansão, mesmo num mercado de nicho. “É muito difícil extrapolar uma marca de um mercado pequeno para o mercado global, não só no golfe como no calçado. Uma marca com notoriedade num mercado de 80 milhões de habitantes terá sempre maior capacidade de expansão para outros mercados”.
 
A Europa do Norte e a Europa Central são os mercados mais relevantes para a marca. No entanto, “estamos a crescer muito rapidamente nos mercados do Extremo Oriente, como por exemplo o Vietname e a Coreia do Sul”. Mas é no sonho americano que a marca vai apostar. “O maior mercado de golfe do mundo são os EUA e estamos a preparar neste momento a estratégia para iniciar a abordagem aos potenciais clientes e distribuidores americanos”.

“Acreditamos que investindo nos mercados mais importantes poderemos crescer bastante, contamos até 2025 duplicar as nossas vendas e com algum apoio de investimento o nosso objetivo é chegar aos 10 milhões de € até 2033”, conclui António Salazar.

A marca disponibiliza calçado e acessórios de golfe para homem e mulher, em números que vão do 35 (no caso de mulher) até ao 47,5 no caso masculino. No caso dos acessórios é possível encontrar meias, chapéus, sacos de viagens, etc. Em Portugal, os produtos podem ser encontrados na loja online da marca ou em vários pontos de venda.
 
O mercado de golfe
O golfe é considerado um desporto de nicho, exclusivo e desafiante. No mundo, existem cerca de 64 milhões de jogadores de golfe. No topo da lista está o continente americano com 33 milhões e meio de jogadores, maioritariamente concentrados nos EUA (26 milhões de jogadores) onde existem cerca de 15 mil campos.

Na lista segue-se a Ásia com 22 milhões de jogadores, sendo que 9 milhões estão concentrados no Japão. A Europa é o terceiro continente com mais jogadores de golfe (7 milhões), sendo que o Reino Unido acolhe 3 milhões.


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