APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Kyaia mostra fábrica inteligente e sustentável

Kyaia mostra fábrica inteligente e sustentável

22 Nov, 2021

Empresa abriu as portas no âmbito da Ação de Demonstração


No dia 10 de novembro, a Kyaia apresentou à indústria várias soluções inovadoras, desenvolvidas no âmbito do projeto FAMEST. A empresa, copromotora líder do consórcio do projeto, apresentou aos participantes da Ação de Demonstração várias soluções inovadoras para a indústria, abordando a temática da “sustentabilidade e Indústria 4.0”.

Após uma curta sessão de boas vindas, por Fortunato Frederico, presidente do Grupo Kyaia e  por Reinaldo Teixeira, em representação do CTCP e da APICCAPS, deu-se início a um conjunto de apresentações técnicas realizadas pelas principais empresas/entidades envolvidas: CTCP, Inesctec, Flowmat, Oficinaware, CEI e  KSI- Kyaia Soluções Informáticas.

Esta apresentação permitiu dar a conhecer aos participantes os resultados do projeto FAMEST e os sistemas mais avançados de produção de calçado, nomeadamente: Sistema informático de planeamento da produção; Sistema de recolha de dados dos sistemas de corte e de produção para a tomada de decisões de gestão; Plataformas IIoT e Colaborativas; Sensores RFID para gestão de amostras e da produção; Forno para secagem de colas aquosas; Sistema de movimentação AGV para transporte de materiais entre armazéns e produção; Plataforma de desenvolvimento e apresentação digital de modelos online; e Produção de modelos de calçado com menor pegada ambiental.

Após as apresentações técnicas, Fortunato Frederico convidou os participantes a visitar a fábrica e a conhecerem os sistemas apresentados em funcionamento.

Muitas destas soluções e sistemas inovadores encontram-se em pleno funcionamento na Kyaia, nas suas unidades de Guimarães e Paredes do Coura, resultando em ganhos significativos de produtividade e flexibilidade. “Estes benefícios podem ser facilmente replicados noutras empresas”, diz o CTCP. Por esse motivo, o objetivo deste tipo de iniciativas é promover e difundir as boas práticas desenvolvidas no âmbito de projetos de IDT recentes, junto das empresas do setor e de outros setores, para que mais empresas possam aplicar estas tecnologias e beneficiar das suas vantagens.



Partilhar:

The latest ones