Empresa abriu as portas no âmbito da Ação de Demonstração
Após uma curta sessão de boas vindas, por Fortunato Frederico, presidente do Grupo Kyaia e por Reinaldo Teixeira, em representação do CTCP e da APICCAPS, deu-se início a um conjunto de apresentações técnicas realizadas pelas principais empresas/entidades envolvidas: CTCP, Inesctec, Flowmat, Oficinaware, CEI e KSI- Kyaia Soluções Informáticas.
Esta apresentação permitiu dar a conhecer aos participantes os resultados do projeto FAMEST e os sistemas mais avançados de produção de calçado, nomeadamente: Sistema informático de planeamento da produção; Sistema de recolha de dados dos sistemas de corte e de produção para a tomada de decisões de gestão; Plataformas IIoT e Colaborativas; Sensores RFID para gestão de amostras e da produção; Forno para secagem de colas aquosas; Sistema de movimentação AGV para transporte de materiais entre armazéns e produção; Plataforma de desenvolvimento e apresentação digital de modelos online; e Produção de modelos de calçado com menor pegada ambiental.
Após as apresentações técnicas, Fortunato Frederico convidou os participantes a visitar a fábrica e a conhecerem os sistemas apresentados em funcionamento.
Muitas destas soluções e sistemas inovadores encontram-se em pleno funcionamento na Kyaia, nas suas unidades de Guimarães e Paredes do Coura, resultando em ganhos significativos de produtividade e flexibilidade. “Estes benefícios podem ser facilmente replicados noutras empresas”, diz o CTCP. Por esse motivo, o objetivo deste tipo de iniciativas é promover e difundir as boas práticas desenvolvidas no âmbito de projetos de IDT recentes, junto das empresas do setor e de outros setores, para que mais empresas possam aplicar estas tecnologias e beneficiar das suas vantagens.