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Lenna: nova marca aposta na solidariedade e na sustentabilidade

Lenna: nova marca aposta na solidariedade e na sustentabilidade

7 Set, 2021

Nova marca junta três amigos de infância


Márcio Garcia Ribeiro, Nuno Cordeiro e João Glória. Três amigos de infância que se juntaram para cumprir o sonho de lançar um negócio em conjunto. A vida não lhes permitiu concretizar o desejo mais cedo: todos começaram a trabalhar muito cedo e sem o tempo necessário para outras atividades. Mas a pandemia e o confinamento mudaram tudo. O objetivo era claro: lançar um projeto sustentável, de qualidade, sem recorrer a produtos de origem animal e com uma forte vertente solidária. Nasceu, assim, a Lenna.

A ideia original partiu de Nuno: criar um modelo que juntasse o melhor das alpercatas ao melhor dos sneakers. A ideia viu agora a luz do dia. Os modelos da Lenna foram criados tanto para o dia como para a noite; festa ou praia; para uma viagem de negócios ou para onde a imaginação nos levar.

De acordo com João Glória, piloto comercial, “o projeto surge numa altura em que é imperativo que a indústria encontre caminhos mais sustentáveis”, diz em declarações ao Público. A ele juntaram-se Nuno, banqueiro de investimentos e Mário, investidor em private equity para lançar a marca que vai procurar inspiração às alpercatas artesanais dos pescadores. O nome não foi escolhido ao acaso. Lenna quer dizer Led by Nature. De acordo com João Glória, “os dois enes realçam a importância que a natureza tem para a nossa missão”.

A marca foi oficialmente lançada em julho deste ano e afirma-se como uma marca vegan e sustentável, que opta por materiais como o algodão orgânico e juta para as solas. Além disso, as etiquetas são produzidas com os restos dos tecidos e com as sobras das solas reutilizadas.

Para já estão disponíveis dois modelos unissexo, disponíveis em doze cores: Lenna Orginals e os Lenna Originals High, que diferem na altura da sola. 

Além da sustentabilidade, a solidariedade é um eixo central na estratégia da marca, com especial enfoque para as organizações ambientais e de bem-estar animal. Assim, por cada par de sapatos vendidos, “uma parte da receita é doada a uma associação” a escolher pelo cliente. A marca apresenta um conjunto de parcerias com várias instituições, com diferentes causas e fica a cargo do cliente escolher para onde deverá ser enviado o donativo.

Entre as associações parceiras é possível plantar uma árvore, retirar plástico das praias ou ajudar a criar uma maternidade de peixes em vias de extinção.

Actualmente, a marca de calçado tem parcerias com a Quercus, a Zero Waste Lab, a SOS Animal, a Associação Nacional de Empresas Florestais e  do Ambiente (ANEFA) e a Oceanos Sem Plástico.

Para o futuro a marca quer apostar na linha Lenna Kids. “Este é o nosso projeto: oferecer um produto nacional de alta qualidade, com um enorme foco no conforto e na leveza do sapato”, afirma João Glória. E “sem crueldade animal, garantindo os princípios do comércio justo, com uma produção baseada em Portugal”. para tal, conta com o apoio da fábrica de calçado JOVAN, de Felgueiras.




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