APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Lisboa recua no desconfinamento

Lisboa recua no desconfinamento

18 Jun, 2021

Proibição de entrar e sair da área metropolitana durante o fim-de-semana


A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva anunciou ontem que “o Governo decidiu retomar a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana”.

Em causa está o aumento de número de casos na área. Esta medida reflete “a tentativa de não alargar para o resto do País a dinâmica de crescimento de novos casos”. Assim, passa a estar proibida a circulação entre as 15h00 de sexta-feira e as 06h00 de segunda-feira, com entrada em vigor já a partir de 18 de junho.

“Esta é uma medida adicional que o Governo decidiu tomar para conter o aumento de incidência que se tem verificado na Área Metropolitana de Lisboa” acrescentou Mariana Vieira sa Silva.

A ministra destacou ainda que grande parte dos concelhos em situação de alerta (Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira) estão localizados na área de Lisboa.

Existem, ainda, dez concelhos que estão em situação diferente do que está o resto do País. Sesimbra teve pela segunda semana consecutiva mais de 240 casos por 100 mil habitantes a 14 dias e recuou no processo de desconfinamento, estando previsto, entre outras medidas, o encerramento da restauração e dos estabelecimentos às 15h30 durante o fim de semana.

Os concelhos de Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra estão agora nas medidas que estavam em vigor até ter entrado a última fase de desconfinamento, a 10 de junho. Já os concelhos de Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra recuperaram e estão já abaixo do limiar de alerta aplicável.

Mariana Vieira da Silva destacou que o panorama global de Portugal «”em vindo a deteriorar-se com o agravamento da situação epidemiológica. Estamos claramente numa situação já bastante longe da zona verde”. A ministra acredita que “dificilmente se poderá verificar nova evolução de desconfinamento na próxima semana, uma vez que Portugal tem hoje uma incidência de 90,5 e um R de 1,13”.

Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra em Nova Iorque, não quis reagir oficialmente à decisão do Governo, garantido apenas que esta é “questão muito sensível”.

Partilhar:

Últimas Notícias