APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Mais de cinco milhões de vacinas administradas

Mais de cinco milhões de vacinas administradas

24 Mai, 2021

Gouveia e Melo acredita que 70% da população terá uma dose da vacina a 8 de agosto


Portugal ultrapassou no sábado os cinco milhões de vacinas administradas contra a covid-19. De acordo com a ‘task force’ para a vacinação, o número abrange Portugal continental e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Apenas em Portugal continental, o total de vacinas administradas foi, no sábado, de cerca de 4.939.000, das quais cerca de 3.358.000 primeiras doses e perto de 1.581.000 com a vacinação completa.

70% da população terá uma dose a 8 de agosto
No sábado, o coordenador da ‘task force’ Gouveia e Melo, disse que, no dia 08 de agosto, 70% da população terá pelo menos uma dose da vacina. “Se tudo correr bem, se as vacinas chegarem, tivermos as vacinas que pensamos ter disponibilizadas, no dia 08 de agosto teremos 70% da população com pelo menos uma dose”, afirmou o vice-almirante Gouveia e Melo.

Imunidade de grupo?
Questionado sobre se, nessa data, é atingida a imunidade de grupo, o responsável notou que esta questão é uma discussão ainda científica. “Neste momento, não se sabe neste vírus se a pessoa que está imunizada pode ou não ser transportadora do vírus. Se não for transportadora do vírus, significa que atingimos a imunidade de grupo e o vírus começa a morrer na comunidade”, explicou Gouveia e Melo.

O responsável pela task-force diz ainda que “os primeiros dados vêm de Israel, que já tem uma grande população imunizada”, classificando serem elementos animadores, “no sentido em que, realmente, uma pessoa imunizada e protegida não é um transportador do vírus”.

Contudo, o coordenador salientou que “isso ainda não está 100% confirmado. Mas, mesmo não estando confirmado, trabalhando na incerteza, o nosso primeiro objetivo é atingir essa percentagem [70% da população vacinada com a primeira dose em 08 de agosto]” e, “logo a seguir, ir aos 90% da população”.

Portugal tem atualmente capacidade de vacinar 100 mil pessoas por dia. “O que vai acontecer nestes meses que se vão aproximar [é que] vamos ter semanas em que temos 80 mil e outras semanas em que temos 120 mil”.

Segundo avança a Lusa, à pergunta sobre qual a taxa de recusa da vacinação contra a COVID-19 por parte da população, o vice-almirante esclareceu que o “único dado estatístico” se prende com “as recusas dos ‘SMS’” e é de “cerca de 1 a 2%”, o que considerou “muito residual”.
Gouveia e Melo acrescentou haver estudos da opinião pública segundo os quais “mais de 85% da população quer ser imediatamente vacinada”.

Partilhar:

Últimas Notícias