APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Marcas de calçado crescem nas redes sociais

Marcas de calçado crescem nas redes sociais

17 Jan, 2023

Conheça as que mais se destacam no universo digital


As redes sociais continuam a ser um terreno fértil para a afirmação das marcas, em especial no segmento moda. Há estratégias e conteúdos muito diversificados e uma aposta que parece ter vindo...para ficar.  

O marketing de influência permanece como um tema quente, à medida que vão proliferando as redes sociais e vão surgindo novos protagonistas. Poderão as próprias marcas serem consideradas veículos de influência? E será que o número de seguidores nas redes sociais tem correlação com as vendas?

O setor de calçado e artigos de pele continua a investir nas redes sociais, muito particularmente no Instagram. No universo de mais de mil empresas existentes em Portugal, há claramente uma que se distingue: a Parfois. No final de 2022, a marca de acessórios e que tem uma rede de retalho em praticamente todo o mundo, tem uma legião de mais de 1.200 milhões de seguidores só no Instagram. No último ano, cresceu 20% no universo digital.

No top 10 das marcas nacionais de calçado no Instagram surgem, quase sempre, marcas criadas no passado recente. Algumas nasceram digitalmente e procuram, através das redes sociais, chegar ao maior número possível de consumidores.

No topo está a da Alameda Turquesa, uma marca que nasceu, precisamente, no meio digital. Atualmente, cativa um total de 384 mil seguidores (crescimento de 16% nos últimos 18. meses).  O facto de calçar várias figuras internacionais parece alavancar o negócio. Lilly Collins, que protagoniza a aclamada série Emilly in Paris, é a mais recente apaixonada da Alameda Turquesa.

Com um modelo de negócio similar, as Josefinas atraem, por esta altura 117 mil seguidores (crescimento na ordem dos 17%). As várias iniciativas de cariz solidário que têm como objetivo dar voz às mulheres, combater a violência doméstica e acabar com as desigualdades sociais, são um terreno fértil para o crescimento da marca.

Ainda no universo dos três dígitos surge Egídio Alves (crescimento de 12% para 105 mil seguidores no Instagram). Próximas estão Clae (91 mil) e Cubanas (80 mil seguidores), com crescimentos respetivamente de 15% e 14%.

A crescer no ciberespaço estão igualmente Lemon Jelly (crescimento de 19% para 75 mil seguidores), Luís Onofre (mais 24% para 63 mil) e Nae Vegan Shoes (mais 8% para 55 mil).

Entre as marcas portuguesas mais consagradas, destaque para outras duas. A Fly London, que já teve 50 000 seguidores, está a renascer depois dos investimentos no metaverso. Já a Sanjo cresceu 81% num ano e segue agora com praticamente 30 000 potenciais clientes.

Chama-se Apple of Eden (crescimento de 138% para 38 mil) a marca portuguesa que mais cresceu nos últimos 18 meses nas redes sociais.

Zouri, com 47 mil, Carlos Santos, com 46 mil seguidores, e Armando Cabral – que acaba de abrir a primeira loja em Nova Iorque - com 44 mil, são outras três marcas importantes no ciberespaço.

Seguem-se Catarina Martins, que tem já uma comunidade de 40 mil seguidores, As Portuguesas (mais 57% para 36 mil) e Miguel Vieira que soma por agora 35 mil fãs.

Ainda acima da fasquia dos 20 mil, destaque para Friendly Fire, com 25 mil, Maray e Diverge, ambas com 24 mil, Harper e Mlv Shoes, com 23 mil,  PortDance, a marca especializada em sapatos de dança, e La Choix, com 21 mil, e Ruika, 20 mil.

Abaixo dos 20 mil seguidores, surgem Jak (19 mil), Ambitious (17 mil) , ESC (duplicou para 16 mil) AndIwonder (com 15 mil), Sofia Costa (14), Xuz (com 13), Felmini e Skizzo (ambas com 12) e Unreal Fields (com 11 mil). Também a Pallas e a Beppi (ambas com 10 mil) estão crescer de dia-após-dia (mais 40% nos últimos 18 meses).

A afirmarem-se nas redes sociais, mas ainda sem ascenderem aos 10 000 seguidores, perfilam-se outras marcas que merecem atenção: Nobrand, Wayz, Rutz, Balluta,  Gladz, Softinos, Atlanta Mocassin, Contagious,  entre outras.

No setor do retalho, o campeão chama-se Seaside (mais 20% para 65 mil), que destrona assim a Prof (crescimento de 7% em 18 meses com 60 mil seguidores). Seguem-se Zillian com 57 mil e Feeting Room, com 31. A afamada Sapataria do Carmo, combina agora o espaço físico no Chiado, com uma boa presença digital, assegurando mais de 20 mil seguidores no Instaram.

Artigos de pele
a crescer


No setor de artigos de pele, para além da estratosférica Parfois, o destaque recai na Cavalinho (37 mil seguidores) e ame moi, que congrega 30 mil seguidores (uma das poucas marcas a perder terreno). Destaque ainda Maria Maleta com 21 mil, Manjerica com 18, Pelcor, com 15, e Rufel, com 11.



Partilhar:

Últimas Notícias