APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Museu do Calçado recebe exposição sobre a Mulher Árabe

Museu do Calçado recebe exposição sobre a Mulher Árabe

7 Dez, 2021

Projeto foi criado em 2013


“Babuchas e as Mulheres” é o tema da exposição coletiva patenta no Museu do Calçado em S. João da Madeira. No total, a exibição apresenta 30 modelos de babuchas trabalhadas por 19 mulheres. 

Renata Carneiro, curadora deste projeto, convidou “19 mulheres artistas para intervirem numas babuchas masculinas, usadas na vida quotidiana de uma família tradicional, sendo que o suporte é a personificação do homem”, disse ao jornal labor.

Tudo nasceu de “uma vontade de expressar um sentimento perante a mulher, mais concretamente a mulher árabe. Demonstrar o seu papel na sociedade atual, os seus costumes, os seus pensamentos, livres ou não, o uso do lenço ou burca foi o ponto de partida para a criação deste projeto, tentando, desta forma, refletir e comparar com a mulher ocidental”, explicou Renata Carneiro.

As artistas portuguesas e espanholas são Alvarenga Marques, Ana Carvalho, Ana Luísa Amaral, Cristina Troufa, Emília Viana, Inma Doval, Maria Rafael, Maria Rosas, Mariana de Castro, Masaur, Miriam Rodrigues, Nélia Caixinha, Raquel Gralheiro, Renata Carneiro, Rosa Puente, Setas Ferro, Silvia Carreira, Susana Bravo, Susana Ribeiro e Teresa Pedroso.

Porquê as babuchas? Cada par de babuchas exposto no museu "parte de um ponto de vista particular" da respetiva autora quanto à vida feminina nas sociedades árabes, mas reflete também uma intenção transversal de aumentar o conhecimento da mulher ocidental sobre a sua semelhante de outras latitudes. Queremos demonstrar o papel da mulher árabe na sociedade atual, os seus costumes, os seus pensamentos, livres ou não. O uso do lenço ou da burca serviu de ponto de partida para a criação deste projeto coletivo, que convida ao questionamento e à comparação", diz Renata Carneiro.

Para Joana Galhano, esta a exposição cumpre um dos principais objetivos da sua missão pedagógica_ "dar destaque ao objeto 'sapato', despido ou não da sua função primordial -- e com ele apelar à inquietação, à emoção e à reflexão. Por outro lado, continua a diretora do Museu do Calçado - "os sapatos que usamos no nosso tempo e no nosso mundo fazem-nos questionar a sociedade que nos rodeia, a época atual e o futuro que queremos construir", disse em declarações à Lusa.

O projeto foi criado em 2013 e já esteve em itinerância em Portugal e em França até 2016. Em Portugal, as exibições tiveram “uma boa aceitação” e “uma boa recetividade” por parte do público, mas o mesmo não aconteceu em França, país onde a comunidade árabe é muito expressiva.

A exposição está patente até dia 3 de abril de 2022

Partilhar:

Últimas Notícias