No âmbito do projeto Erasmus+ DIA-CVET foram desenvolvidos 13 currículos de formação profissional
Design, desenvolvimento técnico, gestão da qualidade, gestão ambiental e gestão da responsabilidade social, foram as áreas escolhidas pela empresa industrial, parceira do projeto, em conjunto com o CTCP e o CFPIC.
A formação está a ser implementada nas instalações da empresa e foram já envolvidos 11 colaboradores (4 em Design e em Desenvolvimento Técnico e 7 em Gestão da responsabilidade social) e pretende-se ainda envolver mais 7 em Gestão da qualidade e Gestão ambiental.
Trata-se de formação em contexto de trabalho, destinada a colaboradores internos da empresa, que visa dotar os participantes de competências adequadas para melhor desempenharem as suas funções atuais, mas também para novas funções dentro da empresa. São áreas de formação que atualmente não existem nos currículos nacionais dos Catálogos Nacionais de Qualificações, para o nível 5.
Paralelamente, estão a decorrer dois processos de reconhecimento e validação de competências, através do Centro Qualifica, certificado para o efeito (CFPIC), onde os peritos avaliam o portefólio individual dos participantes e validam as competências de acordo com os referenciais regulamentados. Neste momento encontram-se a decorrer os seguintes processos: Técnico Especialista em Design de Calçado (QNQ/QEQ 5) e Técnico de Modelação de Calçado (QNQ/QEQ4)
Durante o mês de maio será apresentado publicamente o resultado da primeira fase deste “piloto”, para que outras empresas possam conhecer este novo modelo de formação.