APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

O que muda nos aeroportos?

O que muda nos aeroportos?

2 Dez, 2021

Quais são os novos procedimentos em vigor nos aeroportos de Portugal?


A partir das zero horas do dia 1 de dezembro, todos os passageiros de voos internacionais que chegam a Portugal, para além de possuírem o certificado de vacinação têm de apresentar um teste no momento do embarque. Pode ser um teste PCR ou teste rápido com antecedência de 72 horas ou 48 horas, respetivamente. Segundo avança o portal do Governo, se este teste não for apresentado, o passageiro pode não embarcar e as companhias áreas ficam sujeitas a coimas.
 
Será também dado um grande enfâse ao preenchimento do Passenger Locator Form, uma ferramenta valiosíssima que permite identificar onde é que o passageiro viajou da aeronave.
 
Também a partir da meia-noite 1 de dezembro, os passageiros que vêm de origem não Schengen passam ser controlados por uma empresa de segurança - contratada pela ANA - para fazer a verificação desta documentação antes do controlo de passaportes.
 
No caso dos voos com origem Schengen esse controlo vai ser feito nas chegadas, na área pública de chegadas pós-alfandega. Para evitar que haja um duplo controlo, aos passageiros que já o fizeram no interior do terminal, será entregue uma pulseira que permitirá que sejam retirados do percurso onde seriam novamente controlados.
 
Estão isentos destes procedimentos os passageiros domésticos, que viajem de outro aeroporto nacional. Estes passageiros também irão receber uma pulseira  na origem e vão poder passar pelo canal dos passageiros que já foram controlados no espaço Schengen.
 
A isenção aplica-se ainda a passageiros com menos de 12 anos e às tripulações, de acordo com a legislação agora em vigor.


Partilhar:

Últimas Notícias