Quais são os novos procedimentos em vigor nos aeroportos de Portugal?
Será também dado um grande enfâse ao preenchimento do Passenger Locator Form, uma ferramenta valiosíssima que permite identificar onde é que o passageiro viajou da aeronave.
Também a partir da meia-noite 1 de dezembro, os passageiros que vêm de origem não Schengen passam ser controlados por uma empresa de segurança - contratada pela ANA - para fazer a verificação desta documentação antes do controlo de passaportes.
No caso dos voos com origem Schengen esse controlo vai ser feito nas chegadas, na área pública de chegadas pós-alfandega. Para evitar que haja um duplo controlo, aos passageiros que já o fizeram no interior do terminal, será entregue uma pulseira que permitirá que sejam retirados do percurso onde seriam novamente controlados.
Estão isentos destes procedimentos os passageiros domésticos, que viajem de outro aeroporto nacional. Estes passageiros também irão receber uma pulseira na origem e vão poder passar pelo canal dos passageiros que já foram controlados no espaço Schengen.
A isenção aplica-se ainda a passageiros com menos de 12 anos e às tripulações, de acordo com a legislação agora em vigor.